O Corinthians voltou a campo neste sábado, às 19h (de Brasília), buscando se reabilitar da derrota por 2 x 0 para o Atlético-GO, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira. O adversário desta noite foi o Botafogo, na Neo Química Arena, em jogo válido pela 20ª rodada do Brasileirão.
O jogo começou equilibrado, mas, aos poucos, o Timão foi dominando e controlando as ações no meio-campo. Até que Gustavo Mosquito recebeu de Roni aos 27 minutos do primeiro tempo, cortou para o meio e bateu de pé esquerdo, estufando as redes de Gatito e marcando o único gol da vitória corinthiana por 1 x 0. A equipe ainda teve outras boas chances ao longo da partida, porém não conseguiu ampliar o placar.
Para o duelo que abriu o segundo turno do campeonato nacional, o técnico corinthiano Vítor Pereira não pôde contar com o meio-campista Renato Augusto (treina parcialmente com o elenco) e com o zagueiro Raul Gustavo (sofreu um edema na coxa contra o Atlético-GO). A escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos, Bruno Méndez, Balbuena e Fábio Santos; Roni, Giuliano e Fausto Vera; Gustavo Mosquito, Giovane e Róger Guedes.
Já o treinador botafoguense, Luís Castro, contou com dez desfalques para a partida: Victor Sá, Breno, Kayque, Joel Carli, Victor Cuesta, Del Piage, Gustavo Sauer, Rafael, Diego Gonçalves e Carlinhos. Todos estão no departamento médico. Portanto, a equipe carioca entrou em campo com a seguinte formação: Gatito Fernández; Daniel Borges, Philipe Sampaio, Lucas Mezenga e Marçal; Tchê Tchê e Patrick de Paula; Lucas Piazón, Lucas Fernandes e Jeffinho; Erison.
Arbitragem: a CBF designou o gaúcho Jean Pierre Gonçalves Lima para comandar o confronto. Ele foi auxiliado pelos seus conterrâneos Jorge Eduardo Bernardi e Lucio Beiersdorf Flor. Já o paulista Lucas Canetto Bellote foi o quarto árbitro, enquanto Daniel Nobre Bins, também do Rio Grande do Sul, fiocou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O Corinthians foi o responsável por dar a saída de bola, mas logo perdeu a posse e, com 20 segundos, o Botafogo conseguiu escanteio. Giuliano afastou parcialmente na primeira trave, e Tchê Tchê dominou na entrada da área. O volante arriscou um chute de longe e mandou por cima do gol de Cássio.
Aos três minutos, Giovane prendeu a bola pela esquerda do ataque e acabou conseguindo escanteio após a zaga botafoguense afastar cruzamento. Após a cobrança, o Corinthians manteve a posse no campo ofensivo. O Botafogo recuperou quando Giuliano tentou tabelar com Fausto Vera na entrada da atrás, mas mandou a devolução nas mãos de Gatito.
Com seis minutos, Marçal arriscou cruzamento na área do Timão, mas Piazón não alcançou. Logo depois, Fausto Vera foi desarmado pelo lateral-esquerdo do Botafogo e Lucas Fernandes tentou finalizar na sequência, sendo bloqueado pela zaga corinthiana.
Pouco depois, Giovane avançou pela esquerda e conseguiu lateral. Após a cobrança, Fábio Santos tentou partir pelo meio para infiltrar na defesa adversária, mas acabou caindo e colocando a mão na bola, proporcionando falta a favor do Botafogo.
Já aos 12, Gustavo Mosquito recebeu na intermediária e foi derrubado, pedindo falta. No entanto, o árbitro marcou infração de ataque, após o camisa 19 cair e colocar a mão na bola. Nesta paralisação, o técnico adversário, Luís Castro, colocou o lateral-esquerdo Hugo na vaga de Marçal, que saiu sentindo dores.
O jogo começou equilibrado, com o Timão ainda tentando se achar na partida. O Botafogo até buscava alguns lances de perigo, mas também não conseguia assustar.
Aos 17 minutos, Fausto Vera partiu do campo de defesa em velocidade e acabou trombando com a marcação no meio-campo. A bola sobrou com Giuliano, que aproveitou e acionou Gustavo Mosquito na direita. O atacante partiu para cima da marcação e conseguiu escanteio. Rafael Ramos foi o responsável pela cobrança, e a zaga carioca afastou.
O Corinthians conseguiu sua primeira finalização aos 19, pelo lado direito. Gustavo Mosquito fez boa jogada individual na intermediária e encontrou Róger Guedes na entrada da área, que, de costas para a marcação, achou bom passe para Fausto Vera. O volante argentino recebeu com espaço dentro da área, mas pegou mal e balançou o lado de fora das redes de Gatito.
Logo depois, Lucas Fernandes cobrou escanteio para o Botafogo, e Cássio tirou de soco. Em seguida, Giuliano foi lançado pelo corredor direito, invadiu a área e cruzou rasteiro para trás. Ele, no entanto, não achou ninguém.
Um minuto depois, Lucas Fernandes dominou com liberdade na intermediária e chutou, de frente para o gol. O botafoguense acertou o alvo, e Cássio fez a defesa em dois tempos. Na sequência, Fábio Santos lançou Róger Guedes mas costas da zaga adversária, só que o atacante finalizou mal e mandou por cima.
Primeiro gol do Corinthians: aos 27 minutos, o Timão conseguiu abrir o placar. Roni antecipou no campo defensivo e acionou Gustavo Mosquito, que tirou um marcador, invadiu a área, cortou para o meio e chutou de perna esquerda, balançando a bochecha das redes de Gatito.
Após inaugurar o marcador, o Corinthians seguiu pressionando buscando o segundo gol, que quase saiu aos 32. Fausto Vera ficou com a bola no meio-campo, com a defesa do Botafogo desmontada, e ligou Róger Guedes na direita. O atacante chegou cruzando para Giovane no meio da área, mas a bola passou por todo mundo. Fábio Santos aproveitou a sobra pela esquerda, ajeitou e cruzou na cabeça de Giuliano, que finalizou para fora.
Aos 35 minutos, o Timão teve outra boa chance. Rafael Ramos cobrou lateral direto na área pela direita, e Giovane, de costas para o gol, recebeu na pequena área. Róger Guedes tentou finalizar, e a redonda ficou fácil para Gatito. O camisa 2 do Corinthians voltou a cobrar lateral direto na área aos 39. Giovane resvalou de cabeça e mandou nas mãos do goleiro botafoguense.
Com o resultado, o Corinthians estava apenas controlando o jogo nos minutos finais da etapa inicial. O Botafogo não conseguia mais assustar a meta de Cássio. A equipe finalizou novamente aos 43. Rafael Ramos cobrou novo lateral na área e a zaga carioca afastou parcialmente. A bola sobrou nos pés de Giuliano na meia-lua, que emendou um chute de primeira e raspou a trave adversária.
*Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo: um gol, 56% de posse de bola, oito finalizações (duas no gol e seis para fora), dois escanteios, duas faltas cometidas, uma defesa de Cássio, 196/254 passes, 12/30 bolas longas, 3/10 cruzamentos, 3/6 dribles, 89 perdas da posse de bola, 24 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas vencidas, dez desarmes, seis interceptações e três cortes.
*Estatísticas do Botafogo no primeiro tempo: nenhum gol marcado, 44% da posse de bola, quatro finalizações (uma no gol, duas para fora e uma travada), dois escanteios, uma falta cometida, uma defesa de Gatito Fernández, 155/201 passes, 13/29 bolas longas, 0/4 cruzamentos, 5/12 dribles, 77 perdas da posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, seis disputas aéreas vencidas, nove desarmes, oito interceptações e nove cortes.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, as equipes voltaram sem alterações. Aos dois minutos, Fausto Vera teve um bom lance na defesa. O volante argentino recuperou a bola rente à linha lateral e deu um passe de calcanhar para Bruno Méndez ligar o contra-ataque. Em seguida. Mosquito tabelou com Róger Guedes pela direita, só que o lance foi paralisado após o camisa 9 ser flagrado em posição de impedimento.
Já com quatro minutos no relógio, Lucas Piazón recebeu com boas condições na direita e cruzou. Balbuena cortou, Fábio Santos tocou na bola e mandou para escanteio. Piazon cobrou, a zaga corinthiana cortou parcialmente e Patrick de Paula emendou chute de longe, mandando para fora.
O Corinthians conseguiu assustar o Botafogo aos oito minutos. Rafael Ramos achou ótimo passe em projeção para Gustavo Mosquito na direita. O atacante invadiu a área e bateu cruzado, para boa defesa de Gatito. Logo depois, Balbuena, na entrada da área botafoguense, tentou cabecear para deixar Róger Guedes em boas condições, mas Philipe Sampaio tirou.
A equipe carioca começou a apertar o Corinthians no ataque, mas encontrava dificuldades para furar a defesa de Vítor Pereira. Aos 11, Luís Castro tirou o volante Patrick Paula para colocar o atacante Luís Henrique em campo.
Pouco depois do reinício do jogo, Giuliano escapou pela direita e ligou o contra-ataque com Róger Guedes na esquerda. O atacante trouxa para dentro e chutou colocado. A bola espirrou na defesa adversária e sobrou para Fausto Vera na direita, que emendou uma finalização de primeira, mas pegou mal e não acertou o gol.
O Timão seguiu pressionando e teve outra boa oportunidade em velocidade um minuto depois. Rafael Ramos cruzou e Gustavo Mosquito dominou com boas condições. O atacante bateu com muito perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo. Após este lance, o técnico do Corinthians, Vítor Pereira, fez três alterações na equipe. Entraram Yuri Alberto, Willian e Du Queiroz, e saíram Róger Guedes, Giuliano e Giovane.
Nos primeiros segundos após entrar em campo, o camisa 10 do Timão recebeu na esquerda e ameaçou cortar para dentro. Ele, no entanto, levou para a linha de fundo e cruzou nas mãos de Gatito. O Botafogo respondeu rapidamente com Erison, que chutou pela direita do ataque e Cássio defendeu em dois tempos.
O Corinthians não sofria e estava conseguindo controlar o jogo neste segundo tempo, com boa presença de seu meio-campo.
Aos 22, o Timão chegou com Roni, que arrematou de fora da área e viu a bola carimbar a zaga adversária. Logo depois deste lance, Vítor Pereira fez sua quarta substituição: Adson entrou na vaga de Gustavo Mosquito, autor do gol.
Com 29 minutos, o Corinthians teve outra boa oportunidade em contra-ataque. Du Queiroz achou excelente passe em profundidade para Willian. O meia-atacante levou até perto da linha de fundo e cruzou para trás. Fausto Vera dominou na entrada da área com a perna direita, levou para o pé esquerdo e finalizou, mandando para fora.
Pouco depois, Gatito foi dar um chutão para o ataque e Yuri Alberto apareceu para bloquear. O goleiro acertou o atacante, e o Corinthians quase chegou ao segundo gol. Em seguida, Roni foi substituído por Maycon. Última alteração do Timão. Antes, o Botafogo colocou Vinícius Lopes e Matheus Nascimentos nas vagas de Jeffinho e Lucas Piazón.
Fausto Vera voltou a conseguir finalizar aos 34 minutos. Após boa jogada de Adson, o volante argentino recebeu na área, ajeitou e mandou uma bomba. Gatito espalmou para escanteio.
Aos 40, Willian fez boa jogada na entrada da área, invadiu a defesa botafoguense e caiu, pedindo pênalti em seguida. Jean Pierre Gonçalves Lima nada marcou e mandou o jogo seguir. Na sequência, Adson achou enfiada de bola para Yuri Alberto na direita, mas ela foi diretamente nas mãos de Gatito. Quatro minutos depois, Adson recebeu em profundidade e cruzou rasteiro. Gatito espalmou, e Fausto Vera não conseguiu finalizar.
O árbitro gaúcho acrescentou cinco minutos na etapa final. No tempo extra, o Botafogo seguiu apertando até que conseguiu ótima chance após cruzamento de Lucas Fernandes. Matheus Nascimento completou de cabeça, e Cássio voou para espalmar. Dois minutos depois, o meio-campista botafoguense finalizou de longe e errou o alvo.
A equipe carioca até buscou uma pressão nos minutos finais, mas não conseguiu. Assim, o Corinthians saiu de campo com os três pontos.
*Estatísticas do Corinthians no segundo tempo: nenhum gol marcado, 40% de posse de bola, sete finalizações (uma no gol, quatro para fora e duas travadas), um escanteio, duas defesas de Cássio, 119/155 passes, 8/23 bolas longas, 0/2 cruzamentos, 2/6 dribles, 56 perdas da posse de bola, 24 disputas de bola vencidas, cinco disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, três interceptações e sete cortes.
*Estatísticas do Botafogo no segundo tempo: nenhum gol marcado, 60% da posse de bola, cinco finalizações (duas no gol, duas para fora e uma travada), um escanteio, uma defesa de Gatito Fernández, 195/235 passes, 8/18 bolas longas, 1/6 cruzamentos, 4/10 dribles, 67 perdas da posse de bola, 21 disputas de bola vencidas, cinco disputas aéreas vencidas, oito desarmes, cinco interceptações e oito cortes.
E agora?
Com o resultado, o Corinthians chegou aos 38 pontos em 20 jogos e atingiu sua terceira vitória seguida no Brasileirão. O Timão, no entanto, segue com quatro pontos a menos em relação ao líder Palmeiras, que venceu o Ceará na tarde deste sábado.
Agora, os comandados de Vítor Pereira terão de virar a chave e pensar nas quartas de final da Libertadores. Isso porque a equipe recebe o Flamengo na terça-feira, dia 2 de agosto, pelo jogo de ida desta fase da competição.
*Todos os dados foram retirados do aplicativo SofaScore.
Veja mais:
Corinthians confirma escalação com Fausto Vera estreando como titular contra o Botafogo
Estatísticas apontam favorito em jogo entre Corinthians e Botafogo na Neo Química Arena
Após desencontro na primeira rodada do Brasileirão, Vítor Pereira revê ‘ex-chefe’ Luís Castro
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados