Em 17 de junho de 2009, o Corinthians recebia o Internacional, no Pacaembu, para a primeira partida da final da Copa do Brasil. Mais de 36 mil pessoas assistiram o Timão vencer o time gaúcho por 2×0, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. O Alvinegro contou com grande atuação do goleiro Felipe, que fez ao menos três grandes defesas na partida.
Com apenas André Santos como desfalque na equipe titular, o time comandado por Mano Menezes foi a campo com Felipe; Alessandro, Chicão, William e Marcelo Oliveira; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.
Motivado com um Pacaembu lotado e com a festa da torcida, o Corinthians quase abriu o placar com pouco mais de um minuto de jogo. Em cobrança de falta pela esquerda, pelo meio-campista Douglas, a bola passou por toda área até encontrar Chicão. O Xerife cabeceou para o gol, mas parou na zaga gaúcha, que tirou a bola em cima da linha.
Na metade do primeiro tempo, foi a vez de Dentinho invadir a área e cruzar rasteiro para Ronaldo, que bateu de primeira, mas foi abafado pelo goleiro Lauro, e a jogada terminou em escanteio para o Alvinegro. Logo depois, a equipe colorada teve a primeira chance na partida. O lateral-esquerdo do Internacional, Marcelo Cordeiro, entrou na área e cruzou para Taison, mas William chegou antes, afastando o perigo.
Minutos depois, o primeiro gol do Timão no jogo. Jorge Henrique dominou no meio e passou para Marcelo Oliveira. O lateral-esquerdo, que substituiu André Santos, passou pelo marcador e cruzou rasteiro na área encontrando o mesmo Jorge Henrique finalizar. O camisa 11, que começou a jogada, agora a finaliza chutando de primeira e abrindo o placar no Pacaembu. 1×0 Corinthians.
Na segunda etapa, logo no começo, aos oito minutos, o segundo gol do Alvinegro na final. Pelo lado direito do campo, o volante Elias cobrou uma falta rapidamente, aproveitando a distração da defesa do Internacional. A bola encontrou Ronaldo, que a dominou dentro da área, driblou a marcação do zagueiro Índio e finalizou com a perna esquerda. Bola no canto do goleiro Lauro. Corinthians 2×0 na partida.
A equipe gaúcha, buscando diminuir a diferença no resultado, se jogou ao ataque e conseguiu chegar ao menos três vezes com perigo ao gol corinthiano. Todas pararam em Felipe, que com grandes defesas garantiu o resultado positivo para o Corinthians e a vantagem na partida de volta, que seria em Porto Alegre.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados