O Corinthians recebeu o Juventude neste sábado, em jogo que teve início às 16h30, na Neo Química Arena, para tentar se recuperar da derrota para o Cuiabá, em Mato Grosso. O duelo desta tarde foi válido pela 11ª rodada do Brasileirão. O Timão fez um bom jogo, dominou a equipe adversária e venceu por 2 x 0, com gols de Adson e Gustavo Mantuan, um em cada tempo.
O técnico corinthiano, Vítor Pereira, contou com cinco desfalques para este compromisso o zagueiro João Victor (transição física), o lateral-direito Fagner (transição física), os meio-campistas Maycon (incômodo no adutor) e Luan (transição física) e o centroavante Júnior Moraes (quadro gripal). Por outro lado, o português teve o retorno do meia-atacante Willian. Assim, a escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Giuliano e Renato Augusto; Adson, Willian e Róger Guedes.
Já o treinador jaconero, Eduardo Baptista, teve os reforços dos laterais William Matheus e Rodrigo Soares, que voltaram de suspensão. Por outro lado, o goleiro Felipe Alves está lesionado e foi desfalque para o comandante. Sendo assim, a equipe iniciou o confronto em Itaquera com a seguinte formação: César; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jádson, Jean Irmer e Yuri; Marlon, Chico e Isidro Pitta.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou tocando a bola em seu campo de defesa, mas logo perdeu a posse no meio-campo. Logo em seguida, porém, a equipe recuperou e conseguiu chegar ao ataque. Com um minuto, Willian tabelou com Renato Augusto pelo lado esquerdo, mas não conseguiu dar sequência ao lance.
Primeiro gol do Corinthians: com apenas dois minutos do primeiro tempo, Adson recebeu pelo meio e tocou para Giuliano. O meio-campista abriu com Rafael Ramos na ponta-direita, e o lateral cruzou de primeira para o meia-atacante no meio da área. O garoto apenas completou o ótimo cruzamento rasteiro do português e inaugurou o marcador em Itaquera.
Após abrir o placar, o Corinthians conseguiu chegar com perigo novamente aos cinco minutos. Willian avançou pela esquerda, levou para o meio e finalizou, mas mandou por cima do gol de César.
O Juventude tentou responder dois minutos depois. Pitta carregou pela direita do ataque e acabou sendo parado com falta por Fábio Santos. Na cobrança, Chico buscou o cruzamento na segunda trave, mas a zaga alvinegra afastou o perigo e recomeçou o lance tocando a bola em seu campo defensivo.
Já nove minutos, Róger Guedes tabelou com Renato Augusto na intermediária. O meio-campista tentou devolver em para o atacante, que se movimentava entre os zagueiros adversários na área, mas exagerou na força e a bola ficou com o goleiro César. O Timão iniciou apertando a marcação e conseguia inibir os lances do Juventude. Os primeiros minutos foram de total domínio corinthiano. A equipe visitante até tentava trocar passes, mas sem perigo.
Aos 14, Adson sofreu falta de Paulo Henrique no meio-campo. O adversário tomou uma bronca do árbitro Ramon Abatti Abel. Dois minutos depois, foi a vez de Renato Augusto sofrer uma dura entrada do volante Jean Irmer. O ex-corinthiano sofreu cartão amarelo.
Com 18 minutos no cronômetro, Adson buscou a tabela com Renato Augusto na entrada da área, mas a zaga adversária interceptou. Logo em seguida, Fábio Santos arriscou um lançamento para Róger Guedes no lado esquerdo do ataque. Porém, Vítor Mendez antecipou e ficou com a bola.
Já aos 20 minutos, o Corinthians conseguiu sair de uma marcação adiantada do Juventude e ensaiou um ótimo lance quando Adson deixou Rafael Ramos em boas condições de avançar no corredor. Porém, a zaga afastou. Logo em seguida, o Timão recuperou e Du Queiroz arriscou lançamento rasteiro para Róger Guedes. Entretanto, novamente a bola foi interceptada.
Quatro minutos depois, Giuliano buscou a tabela com Adson. O meia-atacante recebeu do camisa 11 e partiu para cima do marcador pelo lado direito, porém acabou desarmado. Aos 25 minutos, Pitta dominou a bola após cobrança de lateral e tentou abrir pelo lado esquerdo do ataque jaconero, mas o passe saiu forte demais. O Juventude passou a ficar mais com a posse de bola, mas, mesmo assim,não conseguia levar perigo ao gol de Cássio.
Com essa vitória parcial, o Corinthians voltava à liderança do Brasileirão.
Com 31 minutos, Róger Guedes abriu o jogo com Willian. O camisa 10 levou para a linha de fundo e cruzou, mas a bola foi afastada. Logo em seguida, o atacante recebeu livre na esquerda da área e tocou para Giuliano, que estava próximo à marca de pênalti. O meia, porém, não conseguiu finalizar e foi travado pela defesa. Na sobra, Rafael Ramos ajeitou para Adson, que, na meia-lua, chutou buscando o ângulo de César, mas a finalização foi desviada no meio do caminho.
Já aos 35, Renato Augusto recebeu de Willian e tocou para Giuliano na intermediária. De frente para o gol, o camisa 11 deu um drible da vaca no marcador, mas adiantou demais e não conseguiu completar a finta.
No minuto seguinte, o Corinthians armou um bom contra-ataque. Willian deu passe de calcanhar para Renato Augusto, que abriu para Róger Guedes pelo lado esquerdo. O atacante, porém, perdeu a posse ao tentar o drible. Um minuto depois, Rafael Ramos recebeu sem marcação e cruzou para o camisa 9 na área, mas Rafael Forster mandou para escanteio. Na cobrança, a zaga do Juventude afastou e a bola ficou com César.
O time gaúcho respondeu aos 39, após cruzamento de Jádson nas costas de Fábio Santos. Paulo Henrique dominou e tentou o cruzamento rasteiro, mas Cássio ficou com ela.
O Timão fez ótima jogada aos 40 minutos. Renato Augusto encontrou Willian na intermediária, e o camisa 10 passou para Giuliano, que estava dentro da área. De calcanhar e de primeira, o meio-campista devolveu para o meia-atacante, que não conseguiu dar sequência ao lance. No minuto seguinte, Fábio Santos encontrou ótimo passe para Giuliano na entrada da área. O camisa 11 chutou forte, de longe, e viu a bola passar perto da trave de César.
O Juventude conseguiu colocar Cássio para trabalhar apenas aos 43 minutos. Marlon recebeu lançamento pelo lado direito do ataque e cruzou. Chico antecipou a marcação e mergulhou para cabecear, mas o goleiro corinthiano encaixou.
Sem acréscimos, o árbitro Ramon Abatti Abel encerou o primeiro tempo aos 45 minutos. O Corinthians foi para o intervalo merecendo vencer até por mais do que apenas 1 x 0, visto que mandou no jogo e criou as melhores oportunidades.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 66% de posse de bola, seis finalizações (uma no gol, três para fora e duas travadas), dois escanteios, nenhum impedimento, quatro faltas cometidas, nenhum cartão amarelo, uma grande chance criada, uma defesa de Cássio, 327/371 passes, 19/30 bolas longas, 1/8 cruzamentos, 2/9 dribles, 68 perdas da posse de bola, 25 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, dez desarmes, seis interceptações e oito cortes.
Estatísticas do Juventude no primeiro tempo (SofaScore): 34% de posse de bola, duas finalizações (uma no gol e uma para fora), um escanteio, um impedimento, cinco faltas cometidas, um cartão amarelo (Jean Irmer), nenhuma grande chance criada, nenhuma defesa de César, 141/186 passes, 13/30 bolas longas, 1/4 cruzamentos, 2/7 dribles, 71 perdas da posse de bola, 15 disputas de bola vencidas, duas disputas aéreas vencidas, sete desarmes, seis interceptações e oito cortes.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o técnico Eduardo Baptista realizou três alterações no Juventude. O lateral-esquerdo Moraes entrou na vaga de Jean; o lateral-direito Rodrigo Soares substituiu Paulo Henrique, da mesma posição; e o meio-campista Marlon deu lugar ao atacante Vitor Gabriel.
Com menos de um minutos do segundo tempo, Giuliano sofreu cartão amarelo após cometer falta no meio-campo. Logo com dois minutos, foi a vez de Willian ser parado com infração na ponta-esquerda. Renato Augusto cobrou na área, e a zaga afastou. No lance seguinte, Du Queiroz carregou pela direita e conseguiu lateral. Rafael Ramos mandou direto para a área, buscando Róger Guedes, mas a defesa adversária antecipou. Com as alterações no intervalo, o Juventude ficou com dois homens de área: Pitta e Vitor Gabriel.
Já aos cinco minutos, o Timão armou contra-ataque pelo meio. Renato Augusto achou Willian avançando e abriu com o camisa 10, que cruzou e conseguiu escanteio. Du Queiroz ficou com a sobra após a cobrança, e cometeu falta no ataque.
Aos sete minutos, a zaga alviverde afastou mal e a bola sobrou nos pés de Renato Augusto. Ele dominou na intermediária, armou o chute e concluiu a gol, exigindo boa defesa de César. O arqueiro adversário deu rebote e Róger Guedes tentou aproveitar, mas o lance foi parado por impedimento do atacante.
Logo depois, Vitor Gabriel recebeu pela ponta esquerda, puxou para o meio e finalizou de fora da área. O chute, porém, saiu fraco e Cássio encaixou. No lance seguinte, Pitta chutou de longe e a bola saiu em escanteio após desvio na defesa alvinegra. Após cobrança do tiro de canto, o goleiro corinthiano saiu de soco e afastou o perigo. O Juventude voltou melhor para o segundo tempo, mas ainda não havia conseguido criar grandes chances de gol.
Aos 13 minutos, o Timão conseguiu puxar ótimo contra-ataque com Willian. Ele partiu do campo de defesa e quase conseguiu entrar na área de César para decidir entre chute ou passe para Róger Guedes, que estava no lado esquerdo. Porém, o camisa 10 foi parado com falta de frente para o gol por Vítor Mendes. O zagueiro alviverde sofreu cartão amarelo. Na cobrança, Willian carimbou a barreira. Logo depois, o Juventude fez sua quarta alteração: o meio-campista Bruninho entrou na vaga de Chico.
Já aos 16, Pitta recebeu lançamento de William Matheus, mas a arbitragem logo assinalou impedimento. Dois minutos depois, Fábio Santos mandou cruzamento nas mãos de César. O Corinthians voltou a pisar no acelerador aos 19. Após contra-ataque, Giuliano deu passe em profundidade para Willian, que partia em velocidade pela esquerda. O camisa 10 cortou para dentro e chutou. A bola passou muito perto da meta gaúcha.
No minuto seguinte, Róger Guedes tocou para Giuliano no meio-campo. O camisa 11 devolveu um passe em profundidade, e viu o atacante invadir a área. Sozinho, porém, o camisa 9 perdeu o ângulo do chute e mandou por cima do gol. Logo depois, Rafael Ramos arriscou conclusão de fora da área, mas pegou mal e não levou perigo.
Já com 22 minutos, Giuliano, próximo à área, fez falta em William Matheus. Na cobrança, a bola desviou na barreira e ficou viva na área, mas a defesa afastou. Logo após este lance, o técnico português Vítor Pereira fez suas primeiras mudanças na equipe mandante: o meia-atacante Adson, que saiu sentindo dores, deu lugar a Gustavo Mantuan; e o volante Victor Cantillo entrou na vaga do meio-campista Renato Augusto. De acordo com a reportagem do Premiere, Adson saiu com cãibras.
O Juventude começou a apertar o Corinthians, mas ainda não conseguia levar perigo. Aos 27 minutos, Rafael Ramos interceptou passe na defesa e tentou sair jogando, mas foi para com falta por Vitor Gabriel. O atacante adversário sofreu cartão amarelo pela entrada no português. Logo após este lance, Willian se livrou da marcação na linha lateral e achou Giuliano pelo meio. O camisa 11, porém, perdeu a bola na entrada da área.
A equipe gaúcha foi assustar apenas aos 28 minutos. Moraes recebeu pela esquerda e tocou para Jádson no meio. Ele encontrou Rodrigo Soares, que deu cruzamento venenoso e exigiu boa defesa de Cássio, que espalmou para escanteio. Moraes, porém, estava impedido no início da jogada.
Aos 31 minutos, Cantillo ficou com a bola no meio-campo e, de muito longe, arriscou lançamento para Mantuan, que estava entrando na área. César se antecipou e ficou com a bola. O Corinthians perdeu intensidade no segundo tempo e viu o Juventude ficar mais com a bola.
Com 32 minutos, Vítor Pereira colocou o lateral-esquerdo Lucas Piton e o volante Roni nas vagas do atacante Róger Guedes e do meio-campista Giuliano, respectivamente. Logo após o reinício do jogo, Fábio Santos fez bom passe para Lucas Piton pelo lado esquerdo. O jovem tentou cruzar e ganhou escanteio. Na cobrança, não houve perigo.
Em seguida, Rafael Ramos foi pressionado no campo defensivo e conseguiu bom giro. A bola foi esticada em Willian no meio-campo. Antes de o camisa 10 dominar, porém, foi parado com falta. Nesta paralisação, o treinador Eduardo Baptista colocou o atacante Óscar Ruíz na vaga do centroavante Pitta.
Logo após entrar em campo, o paraguaio arriscou cruzamento após receber passe pela esquerda, mas Cássio ficou com ela. No lance seguinte, Willian encontrou Fábio Santos pelo meio. O lateral-esquerdo passou para Piton, que invadiu a área e arriscou o chute, carimbando o lado de fora das redes de César.
Segundo gol do Corinthians: o Timão conseguiu ampliar o marcador aos 38 minutos. Du Queiroz fez ótima jogada individual pelo meio, e encontrou Gustavo Mantuan aberto pra direita. O meia-atacante bateu cruzado e, mesmo sem ângulo, viu a bola bater na trave e entrar no gol.
Com 40 minutos no cronômetro, Willian sofreu falta de Yuri Lima. O volante foi punido com cartão amarelo. Em seguida, o treinador alvinegro fez sua última alteração: aplaudido pela Fiel, Willian saiu para dar lugar ao centroavante Felipe Augusto, de 18 anos.
Aos 45 minutos, o Juventude conseguiu escanteio. Na cobrança, Moraes ficou com a sobra fora da área e arrisocu o chute. A bola sobrou com Vitor Gabriel, que marcou, mas estava em posição irregular. O árbitro acrescentou três minutos no segundo tempo, e o placar terminou em 2 x 0 para o Corinthians.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 45% de posse de bola, sete finalizações (duas no gol, quatro para fora e uma travada), dois escanteios, três impedimentos, um cartão amarelo (Giuliano), nenhuma grande chance, uma defesa de Cássio, 164/196 passes, 9/18 bolas longas, 0/8 cruzamentos, 3/7 dribles, 57 perdas da posse de bola, 20 disputas de bola vencidas, oito desarmes, oito interceptações e 16 cortes.
Estatísticas do Juventude no segundo tempo (SofaScore): 55% de posse de bola, seis finalizações (uma no gol, duas para fora e três travadas), quatro escanteios, três impedimentos, três cartões amarelos (Vitor Mendes, Vitor Gabriel e Yuri), nenhuma grande chance, uma defesa de César, 207/241 passes, 19/31 bolas longas, 1/8 cruzamentos, 1/3 dribles, 66 perdas da posse de bola, 25 disputas de bola vencidas, cinco disputas aéreas vencidas, nove desarmes, cinco interceptações e seis cortes.
Estatísticas do Corinthians durante todo o jogo (SofaScore): 57% de posse de bola, 13 finalizações (três no gol, sete para fora e três travadas), quatro escanteios, três impedimentos, 15 faltas cometidas, um cartão amarelo (Giuliano), uma grande chance criada, duas defesas de Cássio, 495/571 passes, 29/49 bolas longas, 1/16 cruzamentos, 7/18 dribles, 125 perdas da posse de bola, 48 disputas de bola vencidas, 19 desarmes, 14 interceptações e 24 cortes.
Estatísticas do Juventude durante todo o jogo (SofaScore): 43% de posse de bola, oito finalizações (duas no gol, três para fora e três travadas), cinco escanteios, quatro impedimentos, 12 faltas cometidas, quatro cartões amarelos (Jean Irmer, Vitor Mendes, Vitor Gabriel e Yuri), nenhuma grande chance criada, uma defesa de César, 349/426 passes, 32/61 bolas longas, 2/12 cruzamentos, 4/10 dribles, 135 perdas da posse de bola, 41 disputas de bola vencidas, sete disputas aéreas vencidas, 16 desarmes, 11 interceptações e 14 cortes.
E agora?
Com o resultado, o Corinthians assumiu a liderança provisória do Brasileirão, agora com 21 pontos em 11 rodadas. Para manter a ponta, o Timão precisa torcer por um tropeço do Palmeiras neste domingo, contra o Coritiba, no Paraná. O próximo compromisso corinthiano será na quarta-feira, às 21h30, na Arena Baixada, diante do Athletico-PR.
Veja mais:
Escalação: com Willian titular, Corinthians está definido para o duelo contra o Juventude
Corinthians lança cartilha com instruções à torcida para evitar multas e punições severas ao clube
Estatísticas definem favorito no jogo entre Corinthians e Juventude pelo Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados