Chegou ao fim a terceira passagem de Jô pelo Corinthians. Após ser flagrado no pagode durante a derrota da equipe para o Cuiabá, na última terça-feira (07), e faltar ao treino da equipe no dia seguinte, o atacante procurou o clube para rescindir seu contrato, que era válido até o fim de 2023.
Jô deixa o Corinthians com polêmicas extracampo em sua última passagem e marcas expressivas dentro das quatros linhas. Filho do Terrão, o centroavante iniciou sua carreira no futebol e estreou pela equipe aos 16 anos, em 19 de julho de 2003, na vitória sobre o Guarani por 1 x 0, tornando-se o atleta mais jovem a jogar profissionalmente pelo clube do Parque São Jorge, marca que sustentou até 2019.
Cerca de um mês depois, o atacante balançou as redes pela primeira vez pelo Timão, no triunfo diante do Internacional, por 3 x 1, no Pacaembu. Com o gol, Jô também se tornou o atleta mais jovem a marcar com a camisa do Corinthians, com 16 anos, quatro meses e quatro dias. Curiosamente, seu último gol em sua passagem recente aconteceu justamente contra o Colorado, no empate por 2 x 2, no Beira Rio, no mês passado.
Depois ser campeão brasileiro em 2005, Jô deixou o Timão rumo ao CSKA, da Rússia. Após passar por vários times pelo mundo, o atacante acertou sua volta ao Corinthians em 02 de novembro de 2016, por duas temporadas. Questionado pela torcida, imprensa e visivelmente acima do peso, Jô deu a volta por cima em 2017 e foi destaque do Timão, que era considerado a ”quarta força” do futebol paulista na época.
Na temporada em questão, o Alvinegro foi campeão paulista e brasileiro. Na competição nacional, o atleta foi artilheiro ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense, com 18 gols. Desta forma, o atacante é o primeiro atleta corinthiano a ser artilheiro do Brasileirão. No fim de 2017, Jô acertou sua saída para o Nagoya Grampus, do Japão.
Após passar dois anos e meio no futebol japonês, Jô foi repatriado pelo Timão na metade de 2020. No entanto, o atacante não conseguiu repetir o sucesso de sua passagem anterior pelo Corinthians. Apesar disso, tornou-se o artilheiro do século XXI do Alvinegro, com 65 gols marcados, e também se isolou na artilharia máxima da Neo Química Arena, com 30 gols feitos.
Diferentemente das primeiras passagens, Jô deixa o Corinthians em 2022 sem ser campeão, mas com o status de ídolo e com grandes marcas nos 284 jogos realizados com a camisa alvinegra.
Relembre algumas fotos da trajetória de Jô no Corinthians:
Veja mais:
Tricampeão Paulista pelo Corinthians, ex-zagueiro Mauro faz aniversário nesta quinta
Um dos maiores artilheiros da história do Corinthians, Flávio Minuano completa 78 anos
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados