O ex-corinthiano Betão confirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 4 de maio, o fim de sua carreira como atleta profissional. O agora ex-zagueiro, de 38 anos, também revelou que seguirá no Avaí, mas para assumir a função de coordenador técnico das categorias de base do Leão da Ilha.
Betão se aposenta após 271 jogos pelo clube de Santa Catarina, onde se tornou ídolo no decorrer dos últimos seis anos e acumulou três acessos à Série A do Brasileirão (2016, 2018 e 2021) e dois títulos catarinenses (2019 e 2021). Ele é o zagueiro com mais partidas na história da equipe.
Ao anunciar que estava pendurando as chuteiras, Betão se disse orgulhoso de sua trajetória de mais de 20 anos como jogador de futebol. O novo coordenador da base do Leão da Ilha afirmou estar com sentimento de “dever cumprido”.
“Com muito prazer e orgulho anuncio o final de um ciclo da minha vida como jogador profissional e o início de uma nova trajetória. Termino não de maneira melancólica, mas consciente e feliz pois fui muito além daquilo que minha capacidade permitia. Pude jogar nos melhores estádios, grandes países, contra os melhores jogadores. Me sinto muito realizado profissionalmente”, declarou o ex-Corinthians.
“O sentimento é de dever cumprido. Não é sobre derrotas e vitórias, e sim sobre um legado. Não só internamente, mas para as pessoas. Pude dignificar a profissão. Futebol não é só vaidade, intriga, perde e ganha, ego, mas é dedicação, amor e profissionalismo, respeito entre adversários, companheiros e imprensa. Muito obrigado a todos. Fui muito feliz aqui (no Avaí).”
Formado nas categorias de base do Timão, Betão estreou como profissional em 18 de novembro de 2001, com apenas 18 anos. Ele esteve nos elencos campeões da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo, em 2002, do Paulistão de 2003 e do Brasileirão de 2005. Porém, sua passagem no Corinthians também ficou marcada pela campanha do rebaixamento à Série B em 2007.
Ao todo, Betão disputou 214 jogos com a camisa alvinegra e marcou quatro gols, sendo o mais marcante deles contra o São Paulo, no Morumbi, em 2007, em vitória por 1×0 que encerrou um tabu de quatro anos sem o Timão vencer um Majestoso.
Betão deixou o Corinthians no final de 2007 e, no ano seguinte, defendeu o Santos. Poucos meses depois, se transferiu para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde permaneceu até 2015 e chegou a disputar jogos de Liga Europa e Liga dos Campeões. No período, o ex-zagueiro chegou a ser emprestado para Évian, da França, e Ponte Preta, em 2013. Em 2016, ele acertou com o Avaí, onde esteve vinculado até o último dia 30.
Veja mais:
De olho neles! Confira os destaques do Deportivo Cali, adversário do Corinthians na Libertadores
Globo e SBT aceitam determinação da Conmebol e seguem na disputa pelos direitos da Libertadores
Corinthians estreia no Campeonato Paulista Sub-20 contra o São Caetano; saiba onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados