- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
Desde a eliminação no Campeonato Paulista, no último domingo, (27), o Corinthians está focado na preparação para a sua estreia na Copa Libertadores da América, após quase três anos da última participação. O primeiro adversário será o Always Ready, na terça-feira (05), às 21h30 (de Brasília).
O duelo será travado no estádio Hernando Siles, na cidade de La Paz, capital da Bolívia, com altitude de 3.600 metros acima do nível do mar. Consciente das dificuldades na performance atlética em atitudes tão elevadas, o Corinthians definiu sua programação para tentar mitigar os efeitos, que vão desde sonolência por causa da baixa disponibilidade de oxigênio até falta de ar, náuseas, cefaleia e comprometimento do raciocínio.
Sem poder desembarcar no local com semanas de antecedência para se “aclimatar”, o Timão adotará a estratégia de chegar próximo ao horário do jogo, conhecida como fly-in, fly-out. Com isso, a equipe de Vítor Pereira espera sentir menos o impacto do ar rarefeito de curto prazo, já que estudos mostram que o organismo só manifesta os sintomas a partir das primeiras seis horas, com maior intensidade dos problemas entre 24 e 48 horas.
Por isso, o Alvinegro viajará para a Bolívia na próxima segunda-feira (04), no fim da tarde, e passará a noite em Santa Cruz de La Sierra, cidade boliviana localizada a apenas 400 metros de altitude, menor até mesmo que São Paulo, que está a cerca de 760 metros acima do nível do mar.
Também serão disponibilizados cilindros de oxigênio durante a viagem, caso os atletas ou demais integrantes da delegação sintam os efeitos da altitude durante a viagem para a Bolívia. Vale lembrar que o treinador Vítor Pereira já afirmou nunca ter lidado com altitudes tão elevadas.
Veja também:
Com volta de centroavante, Corinthians segue preparação para estreia contra o Always Ready
Corinthians suspende parceria com a Taunsa em nota; empresa não aparece entre patrocinadores