O Corinthians encerrou sua participação na fase de grupos do Paulistão na tarde deste domingo (20), em jogo que teve início às 16h (de Brasília), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, contra o rebaixado Novorizontino. O Timão venceu por 1×0, com gol do atacante Róger Guedes no segundo tempo, e fez o necessário para assegurar a segunda melhor campanha da fase classificatória da competição.
Classificado às quartas de final do campeonato com antecedência, o clube alvinegro entrou em campo com uma equipe alternativa, buscando apenas garantir o segundo lugar na classificação geral. A escalação foi a seguinte: Cássio; João Pedro, Robson Bambu, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo, Giuliano e Roni; Gustavo Mosquito, Adson e Gustavo Mantuan.
Já o Tigre, que disputará a Série A2 em 2023 após sete temporadas na elite estadual, entrou em campo brigando para se despedir da competição com honra, buscando sua primeira vitória no torneio. O técnico Allan Aal escalou o seguinte time: Giovanni; Lucas Mendes, Guilherme Matos, Walber e Reverson; João Pedro Barba, Danielzinho e Léo Baiano; Douglas Baggio, Danielzinho e Rômulo.
Primeiro tempo
Nos primeiro minutos de jogo, o Corinthians tentou tocar a bola em seu campo defensivo para envolver a marcação do Novorizontino, apesar de estar com uma escalação alternativa. Aos dois minutos, o Timão tentou iniciar uma jogada com o zagueiro Raul Gustavo, que encontrou bom passe para Adson no meio-campo. O camisa 28, porém, tentou receber e foi derrubado, mas o árbitro nada marcou.
Os comandados de Vítor Pereira chegaram perto da meta aurinegra pela primeira vez aos cinco minutos, quando Adson fez bom lance individual pela esquerda e cruzou na pequena área, mas Walber afastou para escanteio. Aos nove minutos, Gustavo Mantuan sofreu uma pancada ao disputar bola no meio de campo e foi retirado do gramado para receber atendimento médico.
Aos 12, o Timão voltou a chegar com perigo. Gustavo Mosquito fez excelente lance individual pela esquerda e fez fila em quatro marcadores. Ele tocou para Giuliano, que estava fora da área. O meia arriscou o chute, mas foi bloqueado. No rebote, enfiou boa bola para Fábio Santos, que passava na esquerda da área, mas o lateral não conseguiu chegar a tempo de finalizar.
Três minutos depois, Giuliano tocou para Mosquito dentro da área, que arrancou para cima do marcador e conseguiu escanteio. Entretanto, o Corinthians não conseguiu aproveitar a cobrança. A primeira finalização certa do Timão aconteceu aos 17 minutos, de novo com Mosquito. O atacante arrancou pela esquerda e cortou para o meio, batendo seco de fora da área para boa defesa do goleiro Giovanni.
Dois minutos depois, o Tigre chegou com perigo e quase ameaçou a meta corinthiana. Danielzinho arrancou pelo meio e venceu Robson Bambu na corrida, ficando cara a cara com Cássio. Antes de chutar, porém, foi bloqueado pro Raul Gustavo. O jogador aurinegro pediu pênalti pela chegada do zagueiro alvinegro, mas o árbitro nada marcou.
Nova finalização do Timão aconteceu aos 25, quando Mantuan e Mosquito fizeram boa triangulação pelo lado esquerdo. O camisa 31 conseguiu o chute, mas pegou mal e mandou nas mãos do goleiro Giovanni.
No lance seguinte, o Novorizontino quase abriu o placar. Douglas Baggio recebeu pelo meio e finalizou. Cássio soltou, deu rebote e viu a bola ficar viva na área, mas a zaga afastou. Logo depois, Danielzinho aproveitou chute errado de Baggio e ficou sozinho para finalizar, mas mandou por cima do gol corinthiano.
Aos 29, a arbitragem parou o jogo para parada técnica por conta do calor em Novo Horizonte. Um minuto depois, a bola já havia voltado a rolar.
Com 32 minutos no relógio, Roni recebeu de Giuliano com liberdade pelo meio e arriscou uma bomba de longe, mas Giovanni encaixou. Três minutos depois, Mosquito trocou de lado e fez boa jogada individual pela direita, conseguindo escanteio. Na cobrança, Robson Bambu cabeceou sozinho na área, mas mandou por cima.
Aos 38, João Pedro avançou pela direita e encontrou bom passe para Giuliano, que estava dentro da área. O meia protegeu e finalizou sem tanto ângulo, mandando para escanteio. O Corinthians rondava a área aurinegra no primeiro tempo, mas não conseguia finalizar com tanto perigo.
O arqueiro mandante, Giovanni, sentou no gramado aos 39 minutos e pediu atendimento. Quando a bola voltou a rolar, um minuto depois, Adson cruzou na área e a bola sobrou para Mantuan, que cabeceou na trave, mas estava em Impedimento. Quando o relógio marcava 43 minutos, João Pedro tentou cruzamento na área, mas a bola foi interceptada no meio do caminho. Em seguida, o Timão cometeu sua primeira falta no jogo, com Adson.
O árbitro optou por acrescentar quatro minutos na primeira etapa. Aos 46, Mosquito recebeu de costas para o gol, dentro da área. Ele conseguiu o giro para cima do marcador, mas foi travado na hora do chute. Com 48 minutos, Raul Gustavo deu linda caneta em Cléo Silva no campo defensivo do Timão. O adversário parou o zagueiro corinthiano com falta.
O primeiro tempo se encerrou com as seguintes estatísticas para o Corinthians: 78% de posse de bola, oito finalizações (três no gol, duas para fora, três travadas), cinco escanteios, um impedimento, duas faltas, 404 passes (89% certos), 57% de êxito nas bolas longas, 40% de sucesso nos cruzamentos, 44% de acerto nos dribles, 72 perdas de posse de bola, 26 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, 11 desarmes, uma interceptação e dois cortes.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o técnico português Vítor Pereira optou por substituir o volante Roni e colocar o atacante Róger Guedes em campo. Aos três minutos, o Corinthians sofreu seu primeiro cartão amarelo no jogo, com Raul Gustavo.
Aos cinco minutos, o Timão cobrou escanteio, mas a zaga adversária afastou. Em seguida, Róger Guedes tentou a tabela com Adson na esquerda, mas a devolução do jovem foi muito forte. Logo depois, outro lance do camisa 9 corinthiano. Ele recebeu pela esquerda e fez sua tradicional jogada cortando para o meio, mas finalizou muito forte por cima do gol de Giovanni.
Aos nove, Cléo Silva arriscou uma bomba de longe e assustou Cássio, já que a bola passou raspando a trave alvinegra. No minuto seguinte, Fábio Santos, Giuliano e Mosquito fizeram boa trama pela esquerda e conseguiram escanteio. Cantillo cobrou mal e mandou pela linha de fundo.
Aos 13, Rômulo finalizou com perigo de fora da área. A bola foi rasteira, e Cássio conseguiu encaixar sem maiores dificuldades. Neste momento, a câmera da Record TV mostrou o trio Willian, Renato Augusto e Paulinho se aprontando para entrar em campo.
Primeiro gol do Corinthians: após escanteio cobrado por Cantillo pela esquerda aos 15, a bola atravessou toda a área e encontrou Róger Guedes na segunda trave, que só empatou para o gol vazio e abriu o placar em Novo Horizonte.
Logo após o Timão inaugurar o marcador, o técnico Vítor Pereira colocou Willian, Renato Augusto e Paulinho nas vagas de João Pedro, Gustavo Mosquito e Adson. Sendo assim, o Timão ficava com suas cinco principais estrelas em campo.
Aos 21, Willian recebeu de Róger Guedes pela esquerda e encontrou Renato Augusto na intermediária. O camisa 8 achou Paulinho, que ajeitou de primeira para Giuliano. O camisa 11, porém, tentou devolver ao invés de chutar para o gol, e acabou desperdiçando o lance.
Três minutos depois, o técnico do Novorizontino, Allan Aal, fez suas primeiras substituições. O treinador sacou Guilherme Matos e Cléo Silva para promover as entradas de Adilson Goiano e Léo Tocantins.
Aos 27, Léo Tocantins recebi na esquerda e arriscou o chute, mas viu Cássio defender com o peito. Em seguida, Raul Gustavo quase marcou contra ao tentar interceptar um cruzamento. Ele acabou cortando para trás, mas Cássio, bem colocado, encaixou. O Tigre voltou a assustar aos 29, quando Rômulo completou cruzamento dentro da pequena área e finalizou de bate-pronto, mas viu a bola subir demais e carimbar o travessão alvinegro.
Com 31 minutos, o Novorizontino teve sua melhor chance no jogo. Após o Corinthians não conseguir sair jogando em seu campo de defesa, Danielzinho aproveitou a sobra e mandou um chute colocado para Cássio espalmar para escanteio. Logo após a bela defesa do arqueiro corinthiano, o treinador alvinegro sacou Gustavo Mantuan para colocar João Victor em campo, deixando a equipe visitante com três zagueiros em campo.
O Timão não fazia um grande segundo tempo nesta altura. Após a saída de João Pedro, o Corinthians passou a ter dificuldades pelo lado direito, até Vítor Pereira colocar João Victor. Sendo assim, Robson Bambu passou a atuar como lateral-direito e teve algumas subidas para o ataque.
Nos minutos finais, os donos da casa tentaram pressionar em busca do empate. Os visitantes, porém, se fecharam e não deram espaços para o adversário. Aos 48, o Novorizontino teve sua última chance de perigo com Danielzinho, que arriscou de fora da área. Entretanto, o goleiro Cássio encaixou com segurança. Ainda deu tempo de Renato Augusto lançar Paulinho na área aos 49, mas a bola foi para fora.
O jogo se encerrou com as seguintes estatísticas para o Corinthians: 72% de posse de bola, dez finalizações (quatro no gol, três para fora, três travadas), nove escanteios, um impedimento, cinco faltas, um cartão amarelo (Raul Gustavo), oito defesas do goleiro, 714 passes (89% certos), 65% de êxito nas bolas longas, 31% de sucesso nos cruzamentos, 38% de acerto nos dribles, 141 perdas de posse de bola, 48 disputas de bola vencidas, sete disputas aéreas vencidas, 16 desarmes, sete interceptações e 15 cortes.
E agora?
O Corinthians voltará a campo na próxima quinta-feira, dia 24, onde receberá o Guarani, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Paulistão, em jogo único eliminatório. Em caso de empate no tempo normal, a vaga na semifinal será decidida em cobranças de pênaltis.
Veja mais:
Corinthians obtém renda líquida de mais de R$ 300 mil em partidas da Supercopa Feminina
Torcedora do Corinthians se emociona com mensagem de Cássio: “É o maior presente da minha vida”
Corinthians informa afastamento de jogador da equipe de Free Fire
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados