O jogo entre Corinthians e Palmeiras, que será válido pela sexta rodada do Paulistão e terá início às 20h30 (Brasília) desta quinta-feira (17), no Allianz Parque, voltará a ter um duelo de técnicos europeus após quase 100 anos. A última vez que essa peculiaridade aconteceu foi em 1930, há 92 anos.
De acordo com o jornalista e historiador Celso Unzelte, o Timão contava com o italiano Virgílio Montarini, enquanto o rival, que na época ainda se chamava Palestra Itália, era comandado pelo húngaro Emeric Hirschel. O embate aconteceu em maio daquele ano, e terminou com vitória alviverde por 1×0.
Alguns meses antes deste jogo, os clubes já haviam se enfrentado com técnicos europeus no banco de reservas. Em 1º de dezembro de 1929, o Corinthians, também sob o comando de Montarini, atropelou a equipe da Barra Funda por 4×1, que tinha o húngaro Eugênio Medgyessy como treinador.
Se levarmos em consideração apenas comandantes estrangeiros e não necessariamente europeus, o clássico paulistano voltará a ter gringos à beira do campo após 56 anos. A última vez que isso ocorreu foi em 2 de outubro de 1966, quando o Timão do argentino Filpo Núñez derrotou o Alviverde do paraguaio Fleitas Solich por 1×0.
Veja mais:
Último duelo com Vítor Pereira marcou despedida de Abel Ferreira como jogador profissional
Retrospecto do clássico: Corinthians tem chance de igualar histórico do Derby nesta quinta-feira
Duelo entre Corinthians e Palmeiras opõe dois dos melhores dribladores do Paulistão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados