É oficial! Nesta segunda-feira (14), o Corinthians utilizou suas redes sociais para anunciar a contratação do centroavante Júnior Moraes. O contrato do jogador com o clube será válido por dois anos, ou seja, até o final de 2023.
A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Jorge Nicola, no dia 10 de março. A contratação do atacante se deu por uma oportunidade de mercado, visto que ele teve seu contrato suspenso por jogar na Ucrânia, país que está sendo invadido pela Rússia.
Júnior Moraes é um centroavante de 34 anos que nasceu em Santos, mas se naturalizou ucraniano para poder defender a seleção do país, pela qual já atuou em 11 jogos e marcou um gol. O jogador acumula ótimas passagens no país do Leste Europeu, onde jogou por três clubes: Matalurh Donetsk, Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetsk.
O jogador foi revelado pelo Santos e fez sua estreia na equipe profissional em 2007. À época, ele saiu do banco de reservas para decidir a final do Paulistão, marcando, de cabeça, o gol do título do Peixe. O jovem não conseguiu se firmar no time da Baixada e foi emprestado para a Ponte Preta e Santo André, até que em 2010 foi para a Europa.
Seu primeiro clube no Velho Continente foi o Gloria, na Romênia, no qual foi eleito o melhor atacante da competição nacional com 18 gols marcados em 32 jogos. No ano seguinte, em 2011, ele se transferiu para o CSKA Sofia, da Bulgária, onde foi artilheiro e vice-campeão do Campeonato Búlgaro, com 16 tentos em 24 partidas.
Em 2012, Júnior Moraes começou sua história na Ucrânia, onde ficou por dez anos. Seu primeiro clube foi o Matalurh Donetsk, onde não conquistou títulos, mas se tornou o maior artilheiro da história da equipe, com 35 gols em 69 jogos. É válido destacar que o time foi à falência em 2015 e não existe mais.
Entre 2015 e 2018, o atacante jogou pelo Dínamo de Kiev, onde conquistou a Supercopa (2015) e o Campeonato Ucraniano (2016). Em sua passagem pela equipe, ele marcou 33 gols em 85 jogos. De 2018 até 2022, Moraes defendeu o Shakhtar, clube pelo qual foi bicampeão da competição nacional (2018/19 e 2019/20) e campeão da Copa da Ucrânia (2018/19). Além disso, ele marcou 62 gols em 106 jogos, conseguindo, por duas vezes, ser o artilheiro do torneio nacional.
O centroavante Júnior Moraes é velho conhecido do Corinthians. Além de utilizar as dependências do CT Joaquim Grava para se recuperar de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito em 2021 e ter tido contato diário com a diretoria, o jogador já teve conversas com o Timão no passado. Além disso, em 2012, ele acompanhou alguns jogos do clube e postou nas suas redes sociais. As publicações foram encontradas após a notícia de que ele negociava com o Timão.
Veja mais:
Corinthians lança nova enquete para investidores do $SCCP escolherem jogador a ser entrevistado
Trio do Corinthians participa de goleada em amistoso da Seleção Brasileira Sub-17
Corinthians dá sequência à preparação para o Derby com treino na academia do CT
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados