Maycon, Pedrinho e outros jogadores brasileiros que deixaram Ucrânia devem voltar a jogar no Brasil

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Pedrinho está no Shakhtar desde o ano passado. Foto: Sergei Supinsky/AFP via Getty Images.

Os ex-corinthianos Maycon e Pedrinho, do Shakhtar Donetsk, além de outros jogadores brasileiros que deixaram a Ucrânia neste último final de semana por conta da invasão russa, podem acabar voltando a jogar no Brasil. O Campeonato Ucraniano foi suspenso e não tem previsão de ser reiniciado durante as próximas semanas.

Por conta disto, os atletas que escaparam da guerra devem ser emprestados a equipes de outros países, ou até podem rescindir seus contratos com os times ucranianos para que possam continuar em atividade durante o conflito. As informações são do jornalista Rafael Reis, do “UOL”.

Porém, não existem tantas ligas que ainda podem contratar esses jogadores. Os principais campeonatos nacionais da Europa, como o Inglês, o Espanhol e o Italiano, estão com suas respectivas janelas de transferências fechadas neste momento, o que impede novos reforços para clubes desses países.

Em contrapartida, isso não ocorre no Brasil. A terra verde e amarela nem sequer adota o sistema de janela, e sim apenas de determinados períodos para registros de contratos de jogadores que chegam do exterior. Neste primeiro semestre, o tempo para a inscrição de atletas que estavam em outras ligas vai até o dia 12 de abril.

Além do futebol brasileiro, são poucos campeonatos nacionais de mínima visibilidade internacional que ainda permitem contratações nesta temporada, como Estados Unidos, China e Coreia do Sul.

Os clubes da primeira divisão da Ucrânia abrigam 30 jogadores nascidos em solo brasileiro. Alguns, além dos ex-corinthianos Pedrinho e Maycon, revelados na base do Corinthians, são conhecidos no Brasil, como o zagueiro Marlon, o lateral-esquerdo Ismaily, o meio-campista Alan Patrick e o atacante David Neres. O centroavante Júnior Moraes é nascido em Santos, mas se naturalizou ucraniano e, inclusive, pode ser convocado para defender a nação do leste europeu na guerra.

Veja mais:

Oscar recebe convite de Vítor Pereira para jogar no Corinthians

Ellen recorda estreia no profissional do Corinthians e celebra oportunidade de treinar com grandes nomes do futebol feminino

Corinthians reassume a vice-liderança geral e segue isolado como líder do Grupo A; veja tabelas

Notícias do Corinthians

Rolar para cima