O Corinthians visitou o Botafogo-SP no Estádio Santa Cruz neste sábado (19), em jogo que teve início às 18h30 (Brasília) e foi válido pela oitava rodada do Paulistão, vindo de três vitórias seguidas na competição, contra Ituano, Mirassol e São Bernardo. O Timão teve boa exibição e abriu o placar com Raul Gustavo no primeiro tempo, mas cedeu empate ao adversário no segundo tempo, que marcou com Hélio Paraíba. O placar ficou em 1×1.
O técnico interino Fernando Lázaro, que pode ter tido seu último compromisso à frente do Timão, optou por poupar alguns jogadores e dar chance a outros que pouco vinham jogando, como João Pedro, Raul Gustavo, Bruno Melo, Cantillo, Roni, Luan, Gustavo Mosquito e Adson. Desta forma, a equipe foi a campo com: Cássio; João Pedro, João Victor, Raul Gustavo e Bruno Melo; Cantillo, Roni e Luan; Gustavo Mosquito, Adson e Róger Guedes.
Já o Pantera, comandado por Leandro Zago, não pôde contar com o volante e lateral-direito Guilherme Mantuan, revelado pelo Corinthians, por conta de lesão, além de Matheus Carvalho, pelo mesmo motivo. Sendo assim, o Tricolor entrou em campo para buscar a primeira vitória em Ribeirão Preto no torneio com a seguinte escalação: Deivity; Marlon, Joseph, Joaquim e Jean; Tárik, Filipe Soutto, Emerson Santos e Bruno Michel; Dudu e Tiago Reis.
Primeiro tempo
O Corinthians começou tocando a bola no sistema defensivo, como de praxe costuma fazer, apesar do time modificado. A equipe buscava encontrar espaços para ameaçar o adversário. Aos cinco minutos, o Botafogo-SP conseguiu um cruzamento para o bolo de jogadores que estavam no meio da área de Cássio. Porém, a bola ficou fácil com a defesa alvinegra, que deixou com o goleiro.
A primeira oportunidade do Timão veio aos oito minutos, quando Victor Cantillo achou ótimo passe para Roni no meio-campo. O jovem dominou, girou e arriscou de longe, mas pegou mal e mandou para fora. No lance seguinte, Bruno Michel ava vou pela direita e finalizou para a meta de Cássio. Por sorte, a bola saiu sem força.
Aos 11 minutos, João Pedro lançou Gustavo Mosquito em velocidade no ataque, mas a bola foi muito forte e o atacante não conseguiu chegar. Aos 13, Mosquito arriscou cruzamento pela direita para Róger Guedes, que se encontrava próximo à marca de pênalti. Antes da bola chegar no camisa 9, porém, a defesa botafoguense afastou.
Na sequência, Luan deu bom lançamento para a área. Entretanto, Adson e Róger Guedes não conseguiram se acertar. Logo em seguida, o Pantera respondeu com Dudu, que avançou pelo meio e chutou nas mãos de Cássio. Com 15 minutos, Gustavo Mosquito recebeu bom passe de Roni pelo meio e carregou até a entrada da área, mas foi desarmado.
Dois minutos depois, o camisa 19 recebeu pela direita e tentou a finta para cima do adversário, conseguindo escanteio. Na cobrança, Róger Guedes aproveitou pela esquerda, porém acabou perdendo a bola. Aos 18 minutos, Bruno Melo avançou pelo lado esquerdo e deu bom drible, conseguindo uma falta a favor do Timão. Na cobrança, Luan tentou cruzar na segunda trave, mas mandou para fora.
Com 20 minutos, o Tricolor contragolpeou com Dudu. O atacante avançou pelo meio, mas bateu fraco e Cássio defendeu com facilidade. A primeira metade do primeiro tempo foi de total domínio do Corinthians no campo de ataque, mas sem chances claras de gol. O Pantera se defendia e apostava nos contra-ataques.
A primeira metade do primeiro tempo foi de total domínio do Corinthians no campo de ataque, mas sem chances claras de gol. O Pantera se defendia e apostava nos contra-ataques. Aos 22, Adson acertou cruzamento para Luan. O meia dominou, mas acabou finalizando para fora.
Um minuto depois, Róger Guedes carregou a bola e foi derrubado no meio-campo. Cantillo cobrou na área de Deivity, porém mandou diretamente para a linha de fundo. A melhor chance do Corinthians até então surgiu aos 26 minutos, quando Mosquito “voou” em velocidade pela esquerda e partiu para cima do marcador. Ele finalizou para o gol, mas parouno arqueiro botafoguense.
No lance seguinte, novamente o camisa 19 recebeu pela esquerda e foi para cima da defesa tricolor. O jogador alvinegro foi derrubado na área, mas o árbitro não marcou pênalti. Aos 30, o Botafogo cruzou na área de Cássio pela direita de seu ataque, mas o camisa 12 encaixou sem dificuldades.
Aos 34, João Pedro recebeu passe de calcanhar de Roni pela direita e, em seguida, achou Luan próximo à intermediária. O camisa 7 finalizou esquisito de cobertura, mas deu trabalho para Deivity e conseguiu escanteio.
Róger Guedes recebeu em profundidade pela direita aos 36 minutos, mas foi desarmado. No contra-ataque do Pantera, Bruno Melo desarmou o adversário com um carrinho certeiro na entrada da área. Com 39 minutos, Adson disputou bola com Marlon no meio-campo e sofreu dura entrada. O jovem ficou sentindo, mas rapidamente levantou.
Primeiro gol do Corinthians: a falta sofrida por Adson foi cobrada na área por Cantillo. O volante encontrou Róger Guedes, que desviou para o meio da área e encontrou Raul Gustavo. O zagueiro só teve o trabalho de empurrar para o gol e abrir o placar em Ribeirão Preto.
O Botafogo teve a melhor chance aos 43 minutos. Tiago Reis recebeu na área, tirou de Cássio e ficou com o gol livre. Raul Gustavo, porém, mandou para escanteio. Depois da cobrança, o Pantera quase empatou com Emerson Santos, que recebeu bom cruzamento e tentou o desvio de cabeça, mas não alcançou a bola. O árbitro optou por encerrar o primeiro tempo com um minuto de acréscimo.
O primeiro tempo se encerrou com as seguintes estatísticas para o Corinthians (SofaScore): 74% de posse de bola, cinco finalizações (dois no gol e três para fora), dois escanteios, cinco faltas, uma grnade chance, 363 passes (94% certos), 81% de sucesso nas bolas longas, 27% de êxito nos cruzamentos, 22% de acerto nos dribles, 51 perdas de posse de bola, 21 disputas de bola vencidas, seis disputas aéreas vencidas, sete desarmes, duas interceptações e um corte.
Segundo tempo
O segundo tempo começou sem alterações de ambas as equipes. Logo no primeiro minuto, Bruno Melo derrubou Bruno Michel no campo de ataque, próximo à área de Cássio. Jean cobrou, mas o goleiro alvinegro ficou facilmente com a bola. Na sequência, Tárik recebeu de frente para a área, mas chutou para fora.
Aos seis minutos, Róger Guedes tabelou com Adson e fez boa jogada pelo meio. O jovem meia-atacante foi até a linha de fundo, mas acabou cruzando mal. Em seguida, Bruno Melo desviou lançamento e deu escanteio para o Botafogo. Na cobrança, Joaquim subiu alto, mas cabeceou para fora.
Aos 11 minutos, Gustavo Mosquito avançou em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou, mas a defesa tricolor mandou para escanteio. Na cobrança, Deivity saiu de soco e afastou o perigo. Com 15 minutos, o Pantera voltou a chegar com perigo em finalização de cabeça. Cássio só observou a bola sair pela linha de fundo.
O Corinthians diminuiu o ritmo no segundo tempo e, neste momento, via o adversário crescer em busca do empate. Aos 17, Fernando Lázaro optou pela primeira mudança no Timão: Roni deixou o campo para a entrada de Xavier. Dois minutos depois, Hélio Paraíba, que entrou no segundo tempo, subiu mais do que a zaga alvinegra e cabeceou forte, mas para fora. Em seguida, Cássio sofreu cartão amarelo por retardar o reinício do jogo
Com 21 minutos, João Pedro partiu em profundidade pela direita e encontrou bom cruzamento para Róger Guedes na área. O atacante cabeceou de peixinho, mas mandou muito por cima do gol de Deivity.
Empate do Botafogo-SP: aos 22 minutos, Jean recebeu na ponta-esquerda e cruzou para o meio da área de Cássio. Hélio Paraíba venceu a marcação de Raul Gustavo e deixou tudo igual em Ribeirão Preto.
Logo após o gol de empate, que chegou a ser analisado pelo VAR por um possível impedimento, Fernando Lázaro mexeu novamente na equipe. Luan e Cantillo saíram para as entradas de Willian e Paulinho.
Aos 28 minutos, o Corinthians cobrou escanteio e viu o Botafogo aproveitar o contra-ataque, que foi parado com falta por Xavier no meio-campo. O volante sofreu cartão amarelo pela infração.
Força total: buscando a vitória, Fernando Lázaro colocou Renato Augusto e Giuliano aos 35 minutos. Adson e Gustavo Mosquito foram para o banco de reservas.
O adversário voltou a chegar com perigo aos 37 minutos, quando Bruno Michel arriscou na linha da área. Cássio, porém, ficou com a bola. O Timão respondeu aos 40. Renato Augusto achou Róger Guedes na esquerda e viu o atacante partir para cima do marcador. Na finalização, o camisa 9 pegou mal e viu Deivity ficar facilmente com a bola.
Um minuto depois, Renato Augusto cortou para o meio e bateu no canto, mas exagerou na força. Aos 42, Bruno Melo cruzou na área do Botafogo, porém Róger Guedes cometeu falta no ataque. Em seguida, Xavier ficou caído com dores musculares. A bola voltou a rolar aos 44, quando o árbitro acrescentou mais quatro minutos.
O Timão pressionava e rondava a área botafoguense, sobretudo com as arrancadas de Willian. Entretanto, não conseguiu achar espaços e encerrou com um ponto em Ribeirão Preto.
Essas foram as estatísticas do Corinthians no jogo (SofaScore): 75% de posse de bola, dez finalizações (três no gol, cinco para fora e duas travadas), cinco escanteios, nove faltas, dois cartões amarelos (Cássio e Xavier), uma grande chance, 697 passes (93% certos). 76% de sucesso nas bolas longas, 22% de êxito nos cruzamentos, 48% de acerto nos dribles, 101 perdas de posse de bola, 46 disputas de bola vencidas, 13 disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, oito interceptações e oito cortes.
E agora?
Com mais um ponto na conta, o Corinthians segue líder do Grupo A, agora com 14 pontos em sete jogos. O próximo compromisso será no domingo da semana que vem, dia 27, às 11h (Brasília), contra o Red Bull Bragantino, na Neo Química Arena.
Veja mais:
Escalação do Corinthians: com mudanças, Fernando Lázaro monta time misto para enfrentar Botafogo-SP
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados