Há 107 anos, em 14 de fevereiro de 1915, o Corinthians utilizava pela primeira vez a camisa preta com listras brancas. Na ocasião, o clube alvinegro enfrentou o Caçapavense em um jogo amistoso e venceu por 2×1.
O Timão da época era comandado por Amílcar Barbuy, que escalou a equipe com: Aristides; Fúlvio, Casemiro González, Police e César Nunes; Bianco, Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco. Até hoje, não há informações concretas dos autores dos gols e da escalação do time adversário.
A razão pela qual o Corinthians disputava um jogo amistoso durante a época de competições se deu porque o clube foi impedido de participar das principais ligas da época, a Liga Paulista (LPF) e a Associação Paulista de Esportes Athleticos (APEA).
A exclusão do Alvinegro foi uma forma de tirar o então clube de operários, que lutava pela popularização do futebol brasileiro, de cena. Naquele ano, o Timão tentou inscrever o primeiro jogador negro de sua história, Davi, mas a tentativa foi negada pela LPF. A APEA, então, convidou o Corinthians a disputar seu campeonato e a equipe aceitou. Com isso, o Timão saiu da LPF e tentou ingressar na nova liga, porém foi barrado pela entidade. O Timão ainda tentou voltar para a LPF, mas sem sucesso. Assim, o Alvinegro, campeão paulista invicto em 1914, ficou sem disputar nenhum jogo oficial em 1915. A única coisa que restou ao clube foi promover partidas amistosas durante todo o ano.
Como forma de protesto contra a elite que comandava o futebol na época, surgiu a camisa preta de listras brancas, utilizada na partida contra o Caçapavense. O Timão voltaria a usar novamente a camisa listrada somente na década de 1940. Atualmente, apesar de ser o uniforme II do Corinthians, a camisa alvinegra é vista por muitos torcedores como a mais especial e representativa do clube.
Para relembrar esse momento marcante na história alvinegra, o Corinthians, em seu site, orgulhosamente falou sobre a criação da camisa listrada e tudo o que ela representou para a época.
Veja também:
Repatriada pelo Corinthians, lateral Paulinha faz aniversário nesta segunda
Ex-atacante do Corinthians brilha em seu primeiro jogo como titular na Bélgica
Corinthians Feminino conquistou títulos em todos os anos desde a reativação da modalidade
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados