No dia 15 de fevereiro de 1950, o Corinthians conquistava pela primeira vez o Torneio Rio-São Paulo, ao empatar com o Botafogo em 1×1 no Pacaembu. Era, então, o primeiro título interestadual do clube, o que colocou o time entre os maiores do país, já que na época o torneio tinha prestígio de campeonato nacional.
Iniciando o período vitorioso alvinegro na década de 50, a equipe comandada por Manoel Santos, entrou em campo com: Bino; Idário, Newton e Belfare; Touguinha, Hélio, Cláudio, Luizinho, Nelsinho, Noronha e Baltazar.
Luizinho, Baltazer e Cláudio comandaram o Timão no torneio e a equipe conseguiu a marca de 20 gols em sete jogos. Noronha foi o autor do gol que ajudou na conquista da inédita taça. Foram Cinco vitórias em sete jogos, um empate e uma derrota, e Baltazar, o Cabecinha de Ouro, foi o artilheiro do torneio com nove gols.
O Torneio Rio-São Paulo de 1950 foi disputado pelo sistema de pontos corridos. Oito clubes jogaram em turno único todos contra todos. O Corinthians foi a equipe que somou mais pontos e foi a campeã, tendo como vice campeão o Vasco da Gama.
A vitória corinthiana sobre o Vasco por 2 x 1 em São Paulo foi determinante para dar confiança ao time para a conquista, visto que o time carioca era a base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na época.
O Timão terminaria essa competição com um ponto de vantagem sobre o clube cruzmaltino, vindo a comemorar o título perante 45.000 torcedores presentes ao Estádio do Pacaembu, quando empatou com o Botafogo na última rodada, e sacramentou o título.
Depois do título o elenco foi lapidado, e mais forte e pronto, com técnica e raça, fez partidas históricas e conquistou outros campeonatos.
Duarante quatro anos, o Corinthians foi: tricampeão do Torneio Rio-Sp (50/53/54), tricampeão Do Campeonato Paulista (51/52/54) e Campeão da Pequena Taça do Mundo (53). O Alvinegro ainda ganharia mais dois títulos da Copa Rio-Sp: em 1966 e 2002.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados