Zagueiro com mais partidas pelo Corinthians, Olavo nascia há 94 anos

  • Por Nágela Gaia/ Redação da Central do Timão

Versátil, Olavo era zagueiro, mas também jogava na lateral esquerda e herdou a tarja de capitão de Cláudio por sua liderança em campo

Olavo Martins de Oliveira nasceu em 9 de novembro de 1927 e foi um dos melhores zagueiros da história do Corinthians. Com estilo sério e duro, era o cobrador oficial de pênaltis do time.

É o nono jogador do Timão com mais partidas pelo clube (506) e um dos heróis do título do IV Centenário. Olavo foi o primeiro recordista a fazer mais partidas consecutivas com a camisa do Timão. Foram 155 jogos seguidos, feito superado apenas por Wladimir, com 161 partidas.

Iniciou sua carreira no Santos, transferiu-se para a Portuguesa Santista quando foi contratado pelo Corinthians para disputar a Copa Rio de 1952.

O Corinthians no Camp Nou, quando derrotou o Barcelona (melhor time do mundo na época) por 5 a 3, em jogo válido pelo Torneio Costa do Sol, em 24 de junho de 1959, uma quarta-feira. Da esquerda para a direita: Olavo, Oreco, Goiano, Valmir, Gylmar e Roberto Belangero. Agachados: Bataglia, Rafael Chiarella, Índio, Luizinho e Tite. Foto: arquivo pessoal de Valmir, identificada por Waldemar Micheletti. Informações sobre a partida: Almanaque do Timão, de Celso Unzelte.

Símbolo de bravura e determinação, era um líder em campo e tanto que ganhou a tarja de capitão logo após Cláudio encerrar a carreira em 1958.

Foto: reprodução Corinthians

Pelo Corinthians, Olavo foi Bicampeão Paulista (1953/54) e Bicampeão do Torneio Rio-São Paulo (1953/54). Faleceu em Santos, em 12 de março de 2004, com 77 anos.

Notícias do Corinthians

Rolar para cima