Na noite da última segunda-feira (01), o Corinthians derrotou a Chapecoense por 1×0, diante de cerca de 40 mil torcedores na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 21h30 (Brasília) e foi válido pela 29ª rodada do Brasileirão. O único gol da partida foi marcado por Róger Guedes, no último lance do segundo tempo, o que fez o Timão voltar ao G-6 e ver sua chance de classificação à Libertadores crescer 16,7%.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade estava em 41% após a derrota para o São Paulo, há duas semanas, no Morumbi, e voltou a cair depois do empate com o Internacional, no último dia 24, em Porto Alegre, ficando em 37,1%. Porém, agora o número subiu para 53,8%.
Principal adversário na briga pelo sexto lugar, o Internacional perdeu na rodada e aparece na 7ª colocação, com 41 pontos e somente 22,6% de chance de qualificação ao principal torneio sul-americano do ano que vem. O único time que aparece com 100% de probabilidade de ir para o campeonato continental é o líder Atlético-MG.
O Corinthians também viu a possibilidade de título brasileiro aumentar, por mais que seja mínima. Na última rodada, o número aparecia em 0,005% e agora está em 0,011%. Já em caso de qualificação à Sul-Americana, a probabilidade também é boa: 45,3%, apesar de ter diminuído 15% em relação ao último compromisso. Além disto, a chance de rebaixamento está quase zerada: 0,002%, número que estava em 0,041% após o jogo contra o Colorado.
O próximo confronto do Timão será no sábado (06), às 17h (Brasília), diante do Fortaleza, atual 5º colocado, também em Itaquera. Se vencer, o Corinthians chegará a 47 pontos e encostará no Tricolor do Pici, que tem 48.
Veja mais:
Corinthians fatura R$ 2,2 milhões com quase 40 mil torcedores presentes na Neo Química Arena
Autor de gol do Corinthians, Róger Guedes celebra quebra de jejum: ”Eu estava persistindo”
Comemoração enlouquecida de Sylvinho viraliza nas redes; veja comentários da torcida
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados