Amílcar Barbuy atuou em 210 jogos e marcou 90 gols pelo Corinthians, e foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira
No dia 7 de setembro de 1913, Amílcar Barbuy estreava pelo Corinthians na vitória por 2 x 0 sobre o Germânia, em jogo válido pelo Paulistão daquele ano. Nesta partida, Amílcar marcou o seu primeiro gol com a camisa do Time do Povo.
Ao lado de Neco, esteve presente no primeiro título do Timão dentro dos campos, quando conquistou o Campeonato Paulista, em 1914. Além desse, o craque faturou o estadual em mais três oportunidades, sendo a última em 1923. Há relatos de que Amílcar foi inferior apenas a Pelé.
Foi também o primeiro jogador do clube a ser convocado pela Seleção Brasileira, para disputar o Campeonato Sul-Americano de 1916, na Argentina. Sua família, que se estabeleceu em São Paulo no bairro do Bom Retiro, esteve ligada ao Corinthians desde a fundação. Um de seus irmãos, Hermógenes, era litógrafo e desenhou os primeiros distintivos alvinegros.
Campeão sul-americano pele Seleção Brasileira em 1919 e em 1922, Amílcar defendeu o clube do Parque São Jorge entre 1913 e 1923.
Em participação ao longa “Todo Poderoso – O filme”, sobre o Centenário do Corinthians, em 2010, Amílcar Barbuy Filho, relatou o corinthianismo de seu pai. Segundo o filho, Amílcar Barbuy participou da aplanação do terreno da Ponte Grande – primeiro estádio do clube -, com Neco, trazido para o Corinthians, inclusive por Barbuy.
Apesar de sócio e atleta do Palestra Itália, após passagem pelo Corinthians, era um Louco do Bando, é o que garante seu filho, que contou que o pai não torcia para nenhum time, antes de conhecer o Sport Club Corinthians Paulista.
Amílcar Barbuy, além de jogador, olheiro e de ajudar na construção da Ponte Grande, comandou o Corinthians como técnico, dirigindo o Timão por 192 jogos. Inicialmente, quando não havia um profissional específico para a função, coube a ele escalar o time. Depois, entre os anos de 1930 e 1940, o então técnico Barbuy – como ficou conhecido – foi o comandante alvinegro.
Conquistou quatro títulos do Campeonato Paulista pelo Corinthians (1914, 1916, 1922 e 1923).
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados