Recém anunciado como reforço do Corinthians após conseguir rescindir seu contrato com o Arsenal, o meia-atacante Willian retorna ao clube após ter saído há 14 anos, rumo ao continente europeu com a expectativa de ser grande jogador no Shakthar Donestk, da Ucrânia.
Com isso, a Central do Timão trás para você os números da primeira passagem do novo camisa 10 do Timão. Vindo da base do Corinthians, o famoso Terrão, Willian nasceu em 1988 e com apenas 12 anos de idade já vestia a camisa alvinegra jogando na equipe Sub-13 do clube. Com a habilidade que lhe é de praxe, foi subindo nas categorias até disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2005 e se consagrar campeão da edição. Na ocasião, o atleta que tinha 17 anos atuou em algumas partidas da conquista corinthiana.
No entanto, os momentos marcantes não pararam por aí. Neste mesmo ano, Willian estreou com a camisa do Corinthians. Em um jogo amistoso no final da temporada entre o Timão, que tinha sido campeão brasileiro em 2005, contra a Seleção do Campeonato, Willian deu os seus primeiros passos no profissional do Corinthians.
No ano seguinte veio a estreia oficial. Com apenas 18 anos, Willian estreou em 19 de março de 2006, em uma partida do Timão pelo Campeonato Paulista contra o América de Rio Preto. Na ocasião, o meia-atacante substituiu Renato e atuou por 29 minutos.
Ao todo, o jogador atuou em sete jogos no ano de 2006, mas foi no ano seguinte a temporada em que ele mais teria participação até então. No ano de 2007, Willian jogou em 33 oportunidades em três competições, Copa do Brasil, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro.
Habilidoso, rápido e com muita técnica, Willian rapidamente se destacou e ganhou a camisa 10 do Corinthians com apenas 19 anos de idade. A torcida, por sua vez, via nele a esperança de uma recuperação do time no Campeonato Brasileiro, que apesar de ter um começo regular, já aparentava sinais de que problemas maiores viriam.
No entanto, com a rápida ascensão de Willian, o interesse de times europeus foi despertado. O Shakthar Donestk, da Ucrânia, foi quem conseguiu contratar o jogador, pela quantia de 20 milhões de dólares. O atleta se tornou a maior transferência da história do Corinthians até então.
O Timão até cogitou a permanência do jogador, mas devido ter uma dívida de 8 milhões de euros com o Lyon, da França, na época, a proposta era considerável irrecusável. Seu técnico na época, Paulo César Carpegiani já enxergava o potencial do atleta.
“É um grande jogador, eu sempre frisei isso. Até fui questionado por enaltecer bastante o jogador. Ele tem uma quebra de ritmo impressionante. Só os grandes jogadores têm isso. É um atleta de talento raríssimo”, disse o treinador na época.
Com a camisa do Corinthians, Willian atuou em 40 jogos oficiais e um amistoso, fez dois gols e agora volta após 14 anos com a expectativa de que possa ser o protagonista do time do Timão nessa nova passagem.
Veja mais:
Reforço do Corinthians, Willian é recebido com sirene no Parque São Jorge
Paixão e glórias: Corinthians completa 111 anos
Com Willian e Roger Guedes, Mosquito e Adson podem perder espaço no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados