No dia 1º de julho de 2009, Corinthians e Internacional entraram no gramado do Beira-Rio para a disputa da finalíssima da Copa do Brasil. A campanha do terceiro título da história do Timão na Copa do Brasil – com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota – teve início na vitória por 2 x 0 contra o Itumbiara, em Goiás. O duelo foi marcado pela estreia de Ronaldo Fenômeno com a camisa alvinegra.
Na partida de ida contra o Internacional, no Pacaembu, o Corinthians já havia vencido por 2×0, levando uma vantagem considerável para o sul.
O jogo começou nervoso, com cartões amarelos sendo distribuídos já nos primeiros minutos. Aos 19 do primeiro tempo, André Santos cruzou na área e Jorge Henrique marcou de cabeça, dificultando ainda mais a vida do Colorado. Nove minutos depois, Ronaldo deu assistência para o lateral André Santos marcar o seu.
Com Tite, como técnico, o time do Rio Grande do Sul precisava de cinco gols na volta para o segundo tempo. O Corinthians fez o jogo de Mano Menezes e passou a se segurar na zaga, organizando os contra-ataques. Porém, já aos 25, o Colorado ensaiou uma reação. Em quatro minutos marcou dois gols com Alecsandro.
Pouco depois, o clima esquentou em campo. Os jogadores do Inter ficaram revoltados com a ‘catimba’ de Cristian, e uma confusão generalizada tomou conta do gramado. D’Alessandro, expulso e muito nervoso, partiu para cima do zagueiro William, que foi se afastando e rindo das investidas do argentino, uma das cenas mais marcantes da final. Mano e Tite também entraram na confusão, sendo ambos expulsos.
Depois da ‘treta’, o Corinthians só ficou de olho no tempo de jogo, e não deu mais para as tentativas do Inter. Poucos meses após subir para a Série A, o Timão, que já havia vencido o Campeonato Paulista invicto há algumas semanas, conquistou o Brasil. Assim, classificou-se para a disputa da Libertadores do ano de seu centenário, em 2010.
Ficha técnica da partida
Internacional 2×2 Corinthians
1º de julho de 2009
Estádio Beira-Rio
Copa do Brasil – Final Volta
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
50286 pessoas
Internacional: Lauro, Bolívar (Danilo Silva), Índio, Danny Morais, Kléber, Guiñazú, Glaydson (Alecsandro), Magrão, D’Alessandro, Taison (Andrezinho) e Nilmar. Técnico: Tite.
Corinthians: Felipe, Alessandro, Chicão, William, André Santos (Diego Sacoman), Cristian (Boquita), Elias, Douglas, Jorge Henrique, Ronaldo Fenômeno e Dentinho (Jean). Técnico: Mano Menezes.
Gols: Jorge Henrique (20′), André Santos (29′) e Alecsandro (71′ e 75′).
Expulsões: D’Alessandro e Elias.
Leia mais:
Sylvinho vê Majestoso muito disputado e lamenta empate
João Victor é destaque defensivo no Majestoso; veja números
Marquinhos faz sua estreia oficial pelo Corinthians no Majestoso
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados