O dia em que Corinthians e Corinthian-Casuals reuniram Cláudio, Rivellino e Sócrates no Pacaembu

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Há exatos 33 anos, em 05 de junho de 1988, o Corinthians recebeu o inglês Corinthian-Casuals, no Pacaembu, para um amistoso histórico. Nas arquibancadas, 15 mil corinthianos conheceram craques do passado e reviveram toda a magia de Cláudio, o maior artilheiro do Timão, com 295 gols, Rivellino e Sócrates.

Foto: Reprodução RevistaPlacar
Foto: Reprodução RevistaPlacar

Catorze anos depois de sair de forma dramática do Corinthians, Rivellino, o Reizinho do Parque voltou a vestir a camisa alvinegra e a emocionar a Fiel.

Os privilegiados torcedores que foram ao Pacaembu naquela manhã gelada de domingo puderam ainda se emocionar vendo outros ídolos da história do Corinthians: os zagueiros Domingos da Guia, Ditão e Olavo, o meio-campista Carbone, o Gerente Cláudio, os goleiros históricos Cabeção, Ado e Tobias, o volante Tião, o centroavante Mirandinha, e outros não menos heróis alvinegros.

No encontro ainda foi feita uma homenagem aos campeões da inesquecível final do Paulistão de 1977.

O árbitro Dulcídio Vanderley Boschilia entrou em campo como os juízes de antigamente: calça comprida branca, camisa amarela e tênis, e acabou caindo no gramado.

Com dois tempos de 25 minutos, todos puderam entrar em campo, mesmo fora de forma. Foram 26 substituições ao todo – 17 do Corinthians e nove do Casuals.

Os ídolos Zé Maria, Wladimir, Cláudio, Rivelino e Sócrates participaram da partida. Outros três (Domingos da Guia, Gilmar e Goiano) não entraram em campo, mas lá estavam presentes. Ado foi o goleiro do primeiro tempo e esbanjou forma. Zé Maria parecia totalmente em ritmo de jogo, se apresentou como nos belos tempos. Cláudio logo foi substituído e saiu de campo sendo o mais ovacionado pela Fiel.

Mas, foram os dribles de Rivellino e a genialidade de Sócrates os destaques do dia. Autor do único gol da partida, o doutor encobriu sutilmente o goleiro Metcalfe: “Nunca tomei um gol tão bonito”, disse o arqueiro inglês.

Foto: Reprodução RevistaPlacar
Foto: Reprodução RevistaPlacar

Faltando 15 minutos para o final do jogo, Sócrates atendeu um pedido do Corinthian-Casuals e trocou o uniforme do Corinthians pelo rosa e chocolate do time inglês.

Após a partida, o presidente Vicente Matheus presenteou Maurice Coop, presidente do Corinthian Casuals, com um troféu. 

Foto Divulgação
Foto Divulgação

O Sport Club Corinthians Paulista atuou com Ado (Tobias), Zé Maria (Miranda), Olavo (Ditão, depois Amaral), Luis Carlos (Moisés, depois Guaraci) e Wladimir; Carbone (Tião, depois Tião Marino, depois Luís Antônio), Sócrates (Mirandinha, depois Ademir) e Rivelino; Cláudio (Bataglia, depois Ivan, depois Marco Antônio), Flávio (Geraldo José, depois Benê, depois Lance) e Lima (Romeu). Técnico: Oswaldo Brandão.

  • Fonte: Revista Placar

Leia também:

Em caso de eliminação na Copa do Brasil, Corinthians frustrará previsão orçamentária pela 2ª vez em 2021

Danilo estreia oficialmente como treinador do Sub-23 do Corinthians na próxima quinta

Tevez anuncia rescisão com o Boca Juniors, mas não confirma aposentadoria

Notícias do Corinthians

Rolar para cima