- Por Tatiane Vidal / Redação da Central do Timão
No dia 29 de maio de 2011, o Timão encarava o Coritiba no Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), com um uniforme que chamou atenção da torcida e entrou para história.
Os jogadores do Timão utilizavam uma camisa da cor grená que tinha a imagem de São Jorge estampada no peito. Além de homenagear o santo padroeiro da torcida alvinegra, a cor grená trazia à memória o Torino, clube italiano que teve sua delegação morta em um fatal acidente aéreo em 1949. O clube italiano foi o primeiro adversário internacional da história do Corinthians, quando em 1914 foram disputados dois amistosos, e chegou a ser vencido pelo Clube do Parque São Jorge em 1948, por 2×1.
O funeral da equipe reuniu cerca de 500 mil pessoas nas ruas de Turim e a fatalidade causou diversas homenagens ao redor do mundo.
Quatro dias após a tragédia ocorrida com o Torino, o Corinthians entrou em campo contra a Portuguesa, num amistoso realizado no Pacaembu, trajando as tradicionais camisas grenás da equipe italiana. O Timão venceu a partida por 2×0, com gols de Colombo e Noronha. Além disso, toda a renda da partida foi destinada às famílias dos jogadores e profissionais mortos no acidente.
O terceiro uniforme na cor grená, rendeu o título de camisa mais bonita do mundo do ano de 2011 entregue pelo renomado site britânico Subside Sports. Além disso, ele foi um sucesso de vendas, marcando a história do clube para sempre.
Leia também
Em último amistoso preparatório, Corinthians sub-23 perde para Portuguesa
Relembre como foram as últimas estreias do Corinthians no Brasileirão
Atletas emprestados pelo Corinthians se enfrentam neste sábado