Maior campeão estadual, com 30 títulos, o Corinthians estreia neste domingo (28) no Campeonato Paulista 2021 diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. Sob o comando de Vagner Mancini, o Timão vai tentar manter o excelente retrospecto na competição e ir em busca do 31º título estadual de sua história: chegou nas quatro últimas finais e conquistou três títulos (2017, 2018 e 2019).
Com final prevista para 23 de maio, o Paulista 2021 dará R$ 5 milhões de prêmio para o campeão e R$ 1,5 milhão para o vice.
Nesta primeira fase, 16 equipes foram divididas em quatro grupos. O Corinthians está no Grupo A, juntamente com Botafogo/SP, Inter de Limeira e Santo André. Os times jogarão com adversários de outros grupos, e apenas os dois com maiores pontuações de cada chave avançam às quartas de final. Já os dois com menos pontos de cada grupo cairão para a Série A2. O tradicional Troféu do Interior será disputado pelos que ficarem entre a nona e a 14ª posição na tabela.
Enfrentando já de início dois times que estão na elite do futebol brasileiro, o Timão visita o estádio Nabi Abi Chedid para o duelo contra o Red Bull Bragantino no dia 28 de fevereiro, às 18h15, e recebe o Palmeiras, na Neo QUimica Arena, no dia 03 de março, às 19h15. A terceira partida será contra a Ponte Preta em casa, no dia 07 de março, às 11h, depois tem dois confrontos fora. Contra o São Caetano no dia 14 de março, às 16h, no Anacleto, e o Mirassol, no dia 22 de março, às 20h, no Campos Maia.
Nas quartas de final, previstas para iniciarem em 02 de maio, a seleção para as semifinais será feita entre times do mesmo grupo. O primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do A, e o modelo se repete em todos os quatro grupos. A partir das semifinais (previstas para 9 de maio), os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o pior. O segundo melhor encara o terceiro.
As quartas e semis são disputadas em jogo único e a grande final terá jogos de ida e volta, previstos para acontecer em 16 e 23 de maio.
Na lista A, composta de 17 atletas, estão:
Goleiro – Cássio
Zagueiros – Bruno Méndez, Gil, Jemerson e Raul Gustavo
Meias – Araos, Camacho, Cantillo, Cazares, Gabriel, Mateus Vital, Otero, Ramiro e Roni
Atacantes – Gustavo Silva, Jô e Leo Natel.
Já na lista B, constam 11 atletas:
Goleiros – Guilherme Castellani e Matheus Donelli
Laterais – Lucas Piton
Meias – Adson, Gabriel Pereira, Matheus Araújo, Vitinho e Xavier
Atacantes – Cauê, Felipe e Rodrigo Varanda.
Os nomes inscritos são válidos para a rodada inicial do Paulista e posteriormente outros jogadores completarão a relação de 26 nomes da lista principal.
Quem faltou nas listas:
Lateral-direito Fagner, premiado nesta sexta (26) pela CBF como o melhor lateral do Brasileirão 2020, não foi inscrito para a primeira rodada por estar em tratamento de estiramento no adutor da coxa direita;
Lateral-esquerdo Fábio Santos, com fadiga muscular, será preservado da primeira partida;
Meia Luan, com incômodo nos adutores, também está sendo preservado.
Outros atletas que não aparecem:
Goleiros Walter e Caíque França com situação indefinida, podem ser emprestados; no caso de Walter, caso a negociação com o Cuiabá não se confirme, ele será reintegrado e inscrito normalmente no Paulistão;
Lateral-direito Michel Macedo está em negociação com time do Japão;
Zagueiro Danilo Avelar em recuperação de cirurgia;
Zagueiro Marlon com situação indefinida, pode voltar ao Atlético-GO por empréstimo;
Zagueiro Léo Santos segue sem condições de jogo, está em fase de transição para o campo;
Zagueiro João Victor emprestado ao Atlético-GO, deve se reapresentar no CT Joaquim Grava nesta segunda (29);
Volante Éderson com situação indefinida, negocia empréstimo para o América-MG;
Volante Matheus Jesus com situação indefinida, voltando de empréstimo do Red Bull Bragantino;
Meia Fessin com situação indefinida, retornando de empréstimo do Bahia;
Meia Gustavo Mantuan em recuperação de cirurgia;
Meia Ruan Oliveira em recuperação de cirurgia;
Atacantes Madson (voltou de empréstimo do Oeste), André Luís (fora de condições físicas, voltou da Coréia), seguem com situação indefinida;
Atacante Matheus Davó negocia retorno por empréstimo ao Guarani;
Atacantes Everaldo e Jonathan Cafú com situação indefinida.
Luís Mandaca, Ígor Formiga e Ígor Morais: as listas apresentadas pelo Corinthians para esta primeira partida do Campeonato Paulista, deve sofrer alterações posteriormente. Mancini ainda observa outros jogadores da base que já estão treinando com os profissionais, como Luís Mandaca, ígor Formiga e Igor Morais, que não puderam fazer parte da lista B. Acontece que para constar na “lista B”, o atleta deve se encaixar em dois critérios: ele precisa ter ao menos um ano de clube e possuir entre 16 e 21 anos (nascidos em 2000). Mandaca não completou um ano de clube e Ígor Morais e Formiga já ultrapassaram a idade permitida.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados