O Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, ainda não pagou o Corinthians pela compra do atacante André Luís. Segundo o GE, por conta do calote, o Timão acionará a Fifa contra o chinês Shanghai Greenland, que assumiu a dívida no ano passado e também não pagou nada pela transferência do atleta.
Com isso, André Luís voltará ao Brasil e será reintegrado ao elenco na próxima semana. Emprestado ao Daejeon Hana Citizen em janeiro de 2020, o atacante teve bom desempenho, o que levou o clube coreano a manifestar a preferência pela compra do jogador, em junho.
No entanto o Daejeon não cumpriu o pagamento e André Luís seguiu emprestado até dezembro, quando o chinês Shanghai Greenland se interessou pelo jogador e assumiu a dívida. Até o momento, nenhum pagamento entrou nos cofres do Corinthians, nem do Daejeon, nem do Shangai Greeland.
O atleta foi negociado por 2,2 milhões de dólares, cerca de R$ 11 milhões na época. Ao Corinthians cabia o valor de R$ 5,5 milhões referentes a 50% dos direitos econômicos de André Luís, e ainda teria direito a 10% em uma venda futura. O Cianorte, do Paraná, é o dono da outra metade.
Com a camisa do Corinthians, André Luís fez cinco jogos e participou da campanha do título do Campeonato Paulista de 2019. Após o estadual do ano passado, foi emprestado ao Fortaleza e, no início de 2020, chegou ao Daejeon.
Em nota em seu site oficial o Corinthians disse:
“O Sport Club Corinthians Paulista cobra na Fifa uma ação indenizatória do Shanghai Greenland, da China, referente ao não pagamento pela transação do atleta André Luis, que defendeu as cores do Clube em 2019.
Em 2020, o atacante havia sido transferido para o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, que não cumpriu os pagamentos da transferência, alegando perdas da pandemia. Em seguida, o clube chinês se apresentou como interessado na aquisição do jogador. Foi assinado um novo contrato, que incluía a cessão de André Luis ao Daejeon, por parte do Shanghai.
Como esse compromisso tampouco foi honrado, André Luis será reintegrado ao Corinthians a partir da próxima semana. Ele fará exames e avaliações de início de temporada. O Clube ressalta que buscará ser ressarcido até as últimas instâncias na entidade máxima de futebol, pois entende que seus direitos foram violados.”
Leia também:
+ Corinthians renova contrato com patrocinadora
+ Corinthians x Flamengo é colocado como maior clássico nacional pela Conmebol
+ Aos 44 anos, Acosta, ex-Corinthians, acerta com novo clube
+ Corinthians pretende vender Luan? Veja o que o diretor de futebol do Clube disse
+ Corinthians fará partida amistosa contra equipe boliviana
+ Fábio Santos elogia Gignac, atacante do Tigres, e garante que caberia no Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados