O que dizem os comentaristas sobre pênalti marcado contra o Corinthians

  • Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão

Na noite de ontem (04), o Corinthians foi eliminado da Copa do Brasil mais uma vez com erro de arbitragem cometido pelo mesmo árbitro que o eliminou na edição de 2018.

O árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães que comandou o apito na partida desta quarta contra o América-MG é o mesmo que apitou Corinthians x Cruzeiro na final de 2018 e anulou um golaço de Pedrinho, por cair em simulação do jogador Dedé do time mineiro.

Desta vez, o árbitro primou pelo preciosismo. Ele viu pênalti em lance onde a bola bateu na mão de Lucas Piton dentro da área. Só que o questionado é: o lateral estava em movimento, correndo e de costas na hora do contato e nem teria visto a bola vindo em sua direção.

Imagem: Reprodução

Mesmo assim o juiz marcou o pênalti, e em nenhum momento foi ao VAR fazer a checagem. O gol marcado selou o empate do América-MG e a eliminação corinthiana da Copa do Brasil.

O fato repercutiu entre os torcedores e ganhou as mesas de debate dos programas esportivos.

Foto: reprodução vídeo SporTV

O narrador Galvão Bueno, do Grupo Globo, chegou a afirmar que a regra nunca foi clara, mas, recentemente, passou a ser ‘maldosa’. O locutor destacou que nem os comentaristas de arbitragem do Grupo Globo, todos ex-árbitros consagrados, não conseguiram chegar a um consenso sobre o lance, ressaltando a confusão sobre o entendimento da regra.

Eu não marcaria o pênalti se estivesse em campo, mas o que diz a regra? O Arnaldo falava que a regra era clara e eu dizia que não era. Hoje, muito menos. A regra é maldosa, para usar uma palavra ligeira. Os nossos próprios comentaristas discordaram. Está tudo muito confuso”, disse Galvão Bueno em participação no programa Seleção SporTV, na manhã de hoje.

Paulo Vinícius Coelho, o PVC, criticou as mudanças e revisões da regra do futebol e declarou que este tipo de marcação não pertence ao futebol.

“O princípio da regra do futebol sempre foi perfeito. Não existe perfeito, mas ela é perfeita por durar 150 anos e todo mundo sabia como funcionava. E, desde que começou a ter revisão anual na regra, com novas recomendações. Esse lance do Corinthians não pode ser recomendação. Isso na história do futebol não é pênalti. Tem que ser marcada porque alguém resolveu que tinha que ser assim. Isso não é futebol”, disse PVC.

Foto: reprodução vídeo SporTV

Já o apresentador do Seleção SporTV, André Rizek vê o pênalti como ‘pegadinha do Mallandro’. O apresentador explicou que a sensação de Lucas Piton deve ser a mesma de alguém que, de repente, é colocado em uma situação constrangedora, como acontecia com os convidados de Serginho Mallandro e se vê enganado.

O pênalti contra o Corinthians foi o pênalti ‘pegadinha do Malandro’. O cara está lá na área, andando tranquilo na área e, de repente: ‘rááá´! pegadinha do malandro!!'”, brincou.

Para o apresentador do “Redação SporTV”, Marcelo Barreto, a nova regra é absurda e inviável.

Se a Central do Apito diz que a regra manda marcar esse pênalti, chegamos à conclusão que a regra é absurda. A regra não é só chata, ela é inviável’, afirmou o apresentador que ainda questionou como o jogador poderia evitar essa situação.

“O que o jogador pode fazer para evitar um pênalti como esse? A única coisa que ele sabe é que a bola está indo na direção dele. O que é uma posição natural? Eu não consigo entender. O que o jogador poderia fazer?”, indagou o jornalista.

Carlos Eugênio Simon – Foto: Reprodução Vídeo Fox

No programa “Rodada Fox”, no Fox Sports, o comentarista de arbitragem Carlos Eugênio Simon afirmou que a marcação do pênalti foi “um dos maiores absurdos que já viu no futebol”.

É um dos maiores absurdos que eu já vi no futebol. O Piton está correndo de costas. É um gesto natural você correr com o braço ali. Braço ao lado do corpo. Isso é natural. Um absurdo uma penalidade máxima dessas. Corinthians foi extremamente prejudicado pela arbitragem”, opinou o ex-árbitro.

Na ESPN Brasil, o jornalista Celso Unzelte se mostrou incrédulo e afirmou não entender a marcação.

Estou me perguntando até agora (sobre a marcação do pênalti). Eu, sinceramente, não vejo um argumento para dar o pênalti”, disse.

O comentarista Vitor Birner também criticou a marcação classificando a regra como “aberração”, embora tenha dito entender a atitude do árbitro.

Espero que um dia esse lance sirva como exemplo do que não pode ser marcado. Entendo a marcação do ‘neo-pênalti’ porque a regra é ridícula. A regra é uma aberração. O jogador está de costas, ele está com o braço aberto, não está colado no corpo. Estar de costas ou de frente não faz diferença para a regra. Discordo que seja assim. Mas entendo o que o árbitro marcou porque a regra é ridícula”, disse.

No “Os Donos da Bola”, o Craque Neto detonou a arbitragem.

O que fizeram com o Corinthians ontem foi um absurdo. Absurdo do absurdo. Dar um pênalti desses! Você não pode mais apitar jogo! Se fosse o Palmeiras, eu estaria falando a mesma coisa. Não foi pênalti. Dar um pênalti como esse prova que a arbitragem foi por água abaixo, ou já estava. A maior vergonha do mundo é dar um pênalti desse”, disparou Neto.

O comentarista Vitor Sérgio, do canal Esporte Interativo, publicou na noite de ontem sua opinião a respeito da marcação.

Com VAR e tudo, é pênalti. A orientação é que esse lance é pênalti. Eu discordo da orientação. Mas ela existe e foi bem aplicada. A orientação que é passada pela Board às federações nacionais é marcar esse pênalti, quando amplia a área de atuação do corpo e quando o jogador não cuida do braço. Jogador corre para onde a bola está indo sem cuidar do braço próximo ao corpo. Pode consultar qualquer árbitro: pênalti”, explicou Vitor Sérgio, que foi questionado duramente por torcedores.

Na manhã desta quinta (05), o comentarista voltou ao Twitter para corrigir sua posição, afirmando ter conversado com vários árbitros a respeito e mudado sua opinião sobre a marcação. Veja tweets:

Na manhã de hoje, no Twitter, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou que vai pessoalmente à CBF solicitar áudio do Var e reclamar da arbitragem do juiz carioca Wagner do Nascimento Magalhães.

Não vai ficar barato. Vou à CBF levar o protesto do Corinthians por esse pênalti absurdo e farei questão de ouvir o áudio da conversa do VAR. Arbitragens como essa de ontem não tem cabimento”, prometeu Andrés.

Imagem: Reprodução Twitter

Eliminado da Copa do Brasil após ter perdido o jogo de ida em casa por 1 x 0, e empatado por 1×1 o jogo de volta no duelo com o América-MG, o Corinthians volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Na competição por pontos corridos, o time Alvinegro é o 11º colocado, com 24 pontos.

Notícias do Corinthians

1 comentário em “O que dizem os comentaristas sobre pênalti marcado contra o Corinthians”

  1. 1 vez que tudo bem mas mesmo assim 2018 foi final timão sai prejudicado 2 vez dinovo não pode passa não tá fazendo onra na profissão de esportivo devia elimina esse juiz da profissão pra min e perseguição

Comentários encerrados.

Rolar para cima