Processo iniciado em 2014 envolve discussão de valores do direitos de arena
Corinthians perde na justiça e pode ter que pagar R$2,9 milhões ao ex-zagueiro William Machado, referentes a direitos de arena no período em que jogou no clube, entre 2008 e 2010. Metade do valor diz respeito a juros de mora.
Segundo informações do site GE, no início do mês, a juíza Andrea Nunes Tibilletti condenou o clube a pagar o valor pedido pelo ex-zagueiro, de R$2,9 milhões, e na sentença informou que o Corinthians não havia se manifestado sobre valores.
O Timão diz reconhecer a sentença, mas alega que que o processo está em fase de cálculos, afirmando estar aberto a negociações. O valor ainda será discutido no tribunal enquanto as partes tentam um acordo amigável.
O que é direito de arena?
Trata-se da proteção à imagem dos atletas que atuam em um jogo de futebol. Assim, os participantes da partida têm direito ao recebimento de um percentual fixado na legislação a título de direito de arena. O valor que deve ser recebido é estipulado em cima do total negociado entre o clube e os canais responsáveis pela distribuição das imagens do evento — como emissoras de televisão, rádio, internet, entre outros. Atualmente esse valor está estipulado em 5%.
Entenda o processo:
Em 2014, o ex-zagueiro William Capita, entrou com uma ação trabalhista para receber os direitos de arena. A briga acontece porque a legislação previa que 20% do ganho do clube vindo da cota de TV deveria ser repartido entre os jogadores que atuaram. A alteração aconteceu em 1998, na Lei Pelé. Uma nova regulamentação, em 2011, baixou o repasse aos atletas de 20% para 5%.
“Nunca quis nada em toda minha vida que não fosse meu de direito. Entendi que no caso do direito de Arena a lei constitucional era clara quanto a 20% enquanto o jurídico do clube entendia que 5%, do acordo feito com um Sindicato, deveria prevalecer. A última coisa que gostaria era ter que recorrer à Justiça para uma definição de qual lado estava correto. Como a divergência permaneceu não me restou outra saída e, após 10 anos aguardando, a Justiça entendeu que eu tenho esse direito baseado na Constituição” disse William ao GE.
William foi capitão nas conquistas do Campeonato Brasileiro da Série B em 2008, Paulistão e Copa do Brasil em 2009 e se aposentou no Corinthians, no ano do centenário do clube, em 2010, com 161 jogos disputados e quatro gols. Ele ainda teve uma breve passagem como gerente de futebol do Timão, com apenas 30 dias no cargo.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados