Guinei é o único atleta que atuou nos quatro Corinthians do Brasil
O ex-zagueiro Guinei, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1990, esteve presente no Mesa Corinthiana, da TV Central do Timão. Entre diversos temas abordados sobre o seu período no clube, acabou revelando uma experiência inusitada: ele é o único atleta que atuou por quatro Corinthians diferentes.
Sobre sua saída do Timão, o ex-atleta deixou claro que não guardou qualquer mágoa, e reforçou sua torcida pelo clube, que revelou durante o programa sempre ter sido torcedor.
“Joguei no Corinthians, aconteceu tudo o que aconteceu comigo, eu consegui dar a volta por cima (se referindo ao episódio da Libertadores em 1991) dentro do próprio Corinthians, voltando a jogar. Só que lógico, a torcida, qualquer coisa que acontecesse, pegava no meu pé. Então chegou a hora de sair, eu saí, e graças a Deus, não me arrependo de ter saído, não tenho mágoa da torcida também, eu gosto muito do Corinthians, torço muito para o Corinthians,” disse o zagueiro.
Na sequência o zagueiro relembra ter atuado por quatro Corinthians diferentes, inclusive sendo campeão estadual pelo Corinthians do Rio Grande do Norte.
“Após o Corinthians eu fui jogar em outros clubes, aonde eu consegui alguns títulos. Joguei no Corinthians de Prudente (Presidente Prudente-SP), de lá que fui para o Asa de Arapiraca, onde fui campeão alagoano, em cima do CSA. Depois fui para o Corinthians de Alagoas, o time do Feijó (empresário e Presidente benemérito do clube alagoano) e de lá que tive o convite para ir para o Corinthians de Caipó (Rio Grande do Norte), que estava nas finais. Um zagueiro tinha se machucado, aí os caras me chamaram e fomos campeões (Campeonato Potiguar) em cima do América-RN. Joguei em uns quatro ou cinco Corinthians (risos),” contou.
Hoje, no Brasil, existem pelo menos 10 Corinthians conhecidos, inspirados no tradicional clube paulista, mas, apenas três são profissionais na atualidade: o Corinthians de São Paulo, o Corintians do Rio Grande do Norte, e o Corinthians de Alagoas.
Outro clube no qual atuou, o Corinthians de Presidente Prudente, fechou as portas no final da década de 90. Em 2012 ressurgiu como clube amador e disputa uma liga amadora, desde 2016.
Em sua passagem pelo clube alvinegro entre 1990 e 1992, Guinei atuou em 128 jogos e marcou apenas um gol, justamente contra o Palmeiras no Torneio Vicente Matheus, no mesmo ano que se sagrou Campeão Brasileiro, em 1990.
Por Ciro Hey / Redação Central do Timão
Confira a entrevista na íntegra:
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados