Música e futebol constroem uma relação muito forte, tanto no campo de jogo quanto na torcida
Na data de 13 de julho, comemora-se o ‘Dia Mundial do Rock’, escolhido em homenagem ao Live Aid, evento beneficente transmitido direto do Estádio Wembley contando com estrelas da música como Queen, Paul McCartney, The Who e Led Zeppelin, em 1985. Apesar da alcunha ‘internacional’, a data só ocorre no Brasil.
A relação estreita entre futebol e música também se encontra no rock. E no Corinthians, não é diferente, e o estilo musical está presente tanto dentro quanto fora de campo. Por isso, a Central do Timão preparou um especial para mostrar como o Corinthians também é ‘rock and roll’.
O ex-goleiro e ídolo do Corinthians, Ronaldo Giovanelli, não deixou a música apenas nas caixas de som antes dos jogos. O ex-atleta montou uma banda de rock – como vocalista – chamada ‘Ronaldo e Os Impedidos’, que faz shows até os dias de hoje em festivais e casas noturnas pelo país.
Desde a década de 1980, quando vestiu a camisa do Corinthians ao lado de Sócrates, Casagrande é um fã declarado do rock. O gênero sempre esteve no seu estilo de se portar e até de se vestir, com as famosas jaquetas de couro e os óculos escuros.
Fora dos campos, a cantora Rita Lee demonstra a relação entre Corinthians e rock. Amiga de Casagrande já no período da Democracia Corinthiana, no início das anos 1980, a artista faz shows com a camisa do Timão e já até compôs uma canção para o clube, chamada “Amor Branco e Preto”.
A banda ‘Velhas Virgens’ é uma das grandes expoentes do rock underground brasileiro. Na ativa desde 1986, tem no vocalista Paulão um dos símbolos do corinthianismo. O músic, inclusive, esteve recentemente em uma live da TV Central do Timão falando sobre o clube.
O vocalista britânico participou da formação de uma das maiores bandas de rock da história: o Iron Maiden. Mesmo nascendo na terra da Rainha, o cantor se apaixonou pelo Corinthians. Frequentemente fala da relação com o clube, usa camisas e até já mostrou uma carteirinha de membro dos Gaviões da Fiel.
Um dos maiores nomes do rock nacional, Andre foi vocalista da banda Angra. O cantor sempre falou do time, até nas entrevistas que dava ao redor do mundo. Em 2019, Andre faleceu aos 47 anos de idade, recebendo homenagem do clube do coração.
O vocalista do CPM 22, uma das bandas mais importantes do cenário do rock brasileiro no fim dos anos 1990 para o começo do século XXI, sempre mostrou a paixão pelo Corinthians em sua trajetória musical, usando uniformes do clube e falando sobre futebol.
O goleiro Cássio é um fã declarado de rock. Em entrevista concedida no ano de 2012, o atleta disse que tem como referência as bandas Linkin Park, AC/DC, CPM22 e Foo Fighters. Além disso, já revelou que gosta de ouvir músicas do gênero antes das partidas, para “ficar ainda mais ligado”.
O zagueiro que passou recentemente pelo Timão também era um grande fã do gênero. Em entrevista ao quadro ‘Tudo Menos Futebol’, da Corinthians TV, o jogador falou que é até difícil ouvir outro tipo de música e curte um rock do “mais leve ao mais pesado”.
O atual técnico do Corinthians não citou exatamente que gosta do gênero, mas o utilizou para exemplificar o estilo que pretende adotar no corinthians.
“O idioma do Corinthians é o ‘rock and roll’. Gosto muito de analogias. Tenho que tomar cuidado. Dirigir um carro de maneira prudente pela direita a 80 km/h ou dirigir um pela pista da esquerda a 120 km/h com alguém dando farol a todo momento, querendo ultrapassar, atenção a tudo… Vamos correr mais riscos, ser mais agressivos, mais atentos. A batida que queremos é o rock”, citou o técnico em entrevista no ano de 2020.
Leia mais:
+ Diretor do Corinthians fala sobre atrasos de salários: “o clube jamais deixará de pagá-los”
+ Garantido nas finais, Corinthians FF fecha fase de grupos em sexto na C.O.P.A. FF
Por: Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados