Governo estadual libera jogos em cidades de melhor controle da covid-19; final está marcada para o dia do início do Brasileirão
O governo de São Paulo autorizou o reinício da Série A1 do Campeonato Paulista a partir de 22 de julho. Conforme o governador João Doria, os jogos deverão ocorrer sem a presença de público e em cidades da fase amarela, do programa de flexibilização das atividades no estado.
“O Centro de Contingência da covid-19 aprovou, em conjunto com a assistência médica da FPF, coordenada pelo doutor Moisés Cohen, o protocolo da retomada do Campeonato Paulista”, anunciou o governador, em entrevista coletiva nesta quarta (08).
O protocolo da FPF foi aprovado por unanimidade, revelou o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes.
“É importante entender que estamos lidando com uma situação de baixo risco de contágio dos que participam (atletas, equipe técnica e funcionários), inclusive em função da frequência de testagem e monitoramento, além de impacto baixo na saúde, principalmente dos atletas, que têm ótima saúde e condicionamento físico e não apresentam os fatores de risco, caso haja infecção”, analisou.
Já o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, pediu que os torcedores evitem se aproximar das imediações dos estádios em dias de jogo e para isso pediu apoio à Segurança Pública.
“Peço ao general Campos (João Camilo Pires de Campos, secretário de Segurança Pública) um apoio preventivo para evitar as aglomerações quando forem realizadas as partidas. Vamos utilizar nossa comunicação, junto aos clubes de São Paulo, para fazermos uma divulgação em massa, fazendo esse alerta. Temos que cumprir o compromisso de que não haverá público e aglomeração”, afirmou.
A exigência de se estar na fase amarela do Plano São Paulo, porém, foi mantida. Casos da cidade de São Paulo e parte da região metropolitana da capital se encontram nessa etapa. Caso o cenário se mantenha após a atualização das fases, na sexta (10), os jogos só poderão acontecer em estádios destas áreas.
“A recomendação do Centro de Contingência é simples: devem ser procurados estádios em regiões no amarelo. Pode acontecer de haver mudança na região e isso tenha que ser revisto. Idealmente, o que está acertado com a FPF é que mesmo times baseados em cidades com outras classificações preferencialmente façam seus jogos em regiões amarelas. Se não for possível, vamos discutir as situações específicas com a FPF. Como a cada 15 dias há uma revisão da situação do estado, é possível que tenhamos mudança”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência.
A previsão é que a partida final do Paulistão ocorra em 8 de agosto, mesmo dia previsto para o início das Séries B e C do Campeonato Brasileiro e um dia antes do começo da Série A, fato que não preocupa o presidente da Federação.
“Temos um entendimento e diálogo constante com o presidente da CBF, Rogério Caboclo. Acharemos o melhor caminho. Isso será cuidado quando tivermos a definição dos finalistas, mas, será definido em comum acordo com a CBF”, conclui.
Segundo nota da Federação Paulista, foi convocado para esta quinta-feira (09), novo Conselho Técnico da competição com todos os clubes participantes para definir detalhes da retomada.
No primeiro compromisso após a retomada do Paulistão, o Corinthians já terá o rival Palmeiras como primeiro adversário, na 11ª rodada da fase de grupos.
Leia mais:
+ Pai de ex-Corinthians não poderá concorrer às próximas eleições no Timão
+ Meia que conquistou Tiago Nunes terá contrato prorrogado
+ Vai comprar? Yony González fica ‘sem contrato’ com o Corinthians
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
A TV Central do Timão está de endereço novo no Youtube: CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados