A pandemia ainda impede a retomada do Campeonato Paulista. O Corinthians aguarda o aval da Prefeitura para a volta aos treinos. Os testes de coronavírus no elenco, programados para esta segunda-feira (15), foram suspensos, pois sua validade é apenas de 48 horas. Mesmo assim, todos os atletas já estão de sobreaviso para serem convocados assim que as autoridades flexibilizarem os treinamentos.
Em meio a isso, o Timão pode ter algumas novidades em uma possível reapresentação nesta semana. O lateral-direito Igor Marques e o zagueiro João Victor, que estavam emprestados, teoricamente retornam ao Timão após o fim dos seus vínculos com Coimbra e Inter de Limeira, respectivamente. Dentro de 15 dias, chega o atacante Léo Natel adquirido junto ao São Paulo.
O lateral-direito Ígor Formiga, 21 anos, que estava disputando o Campeonato Mineiro pelo Coimbra, retornou ao elenco do Sub-23 do Corinthians, pelo menos provisoriamente. O empréstimo de Igor ao time mineiro terminou e até há interesse do Coimbra em estender o vínculo, porém com a paralisação, a situação está indefinida. A equipe mineira é ligada ao banco BMG, patrocinador do Corinthians.
Igor chegou ao sub-20 corintiano em 2018, após se destacar no time principal do Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro. Assumiu a titularidade da equipe na reta final do Paulistão Júnior do ano passado, em que o Corinthians foi vice-campeão. É bastante elogiado na base do Timão e foi passado à equipe Sub-23 por não ter mais idade de atuar pelo Sub-20.
Com contrato com o Timão até outubro de 2022, Ígor disputou 53 partidas pelo Sub-20 corinthiano, em 2019 marcou quatro gols e deu quatro assistências, participou de alguns treinos com a equipe profissional, e de treinos da Seleção Brasileira durante a Copa América. Também chegou a ser relacionado pelo técnico interino Dyego Coelho para jogos na reta final do Brasileirão 2019.
João Victor, também com 21 anos, chegou ao Corinthians no segundo semestre de 2017, no sub-20, emprestado pelo Coimbra, clube ligado ao Banco BMG.
Nascido em Bauru,São Paulo, o garoto começou na base do Noroeste como volante e, em 2014, aos 16 anos, foi levado ao Botafogo-SP. Em Ribeirão Preto, João Victor virou zagueiro. Comprado pelo Coimbra em 2015 e emprestado ao Atlético-MG até 2017, quando jogou sua primeira Copinha. No segundo semestre, com o fim de contrato com o Galo, foi repassado ao Corinthians. Titular do Timãozinho em 2018, ele foi comprado e assinou contrato até 31 de julho de 2021. O Timão tem 55% dos seus direitos econômicos.
Ao estourar a idade do sub-20 no fim de 2018, foi integrado ao profissional durante a pré-temporada e até ficou no banco de reservas no primeiro jogo do ano, no amistoso contra o Santos, na Arena Corinthians.
João Victor é mais um jogador com situação contratual indefinida por conta da paralisação do futebol brasileiro. Emprestado pelo Timão à Internacional de Limeira até o fim de abril, o zagueiro não sabe como será seu futuro nas próximas semanas.
O Campeonato Paulista não tem data confirmada para retorno e o defensor não sabe se terá de voltar para o Corinthians ou se permanecerá no interior.
Titular em nove dos dez jogos da Inter no Paulistão (não pôde atuar justamente contra o Corinthians por uma cláusula em seu contrato), João ganhou do então técnico Elano a oportunidade de demonstrar trabalho.
Léo Natel, que pertence ao São Paulo, assinou contrato para defender o Corinthians a partir do dia 1º de julho, quando se encerra o seu vínculo com o Tricolor. O atacante, que se destacou no Fortaleza e no Apoel, do Chipre, é visto como uma “oportunidade de mercado”.
O jogador de 23 anos condiciona agora a parte física para chegar bem no Timão. Como segue com contrato em vigência com o São Paulo até o final deste mês, Natel trabalha de forma individual, sem orientações da comissão técnica alvinegra.
Leia mais:
+ Sangue Corinthiano chega ao 12º ano – Veja como agendar sua doação
+ Corinthians faz consulta por Roger Guedes e cogita disputa com o Atlético
+ Quem ainda pode sair do Corinthians? Entenda a situação de alguns jogadores do Timão
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados