De Valente, primeiro goleiro da história do Coringão, a Cássio, o clube do Parque São Jorge tem vários goleiros tidos como ídolos. É comum que os guarda-redes fiquem conhecidos pelas suas magníficas defesas, mas será que algum arqueiro do Corinthians já ficou conhecido por ter assinalado um gol?
De todos os 104 goleiros que atuaram com a camisa do Alvinegro, apenas um conseguiu esta façanha. De acordo com o Almanaque do Timão, no ano de 1913, mais especificamente no dia 21 de setembro, Aristides, que também jogava como ponta, foi responsável por anotar este importante gol, em partida contra o Internacional da Capital, pelo segundo turno do Paulistão, no antigo Parque Antártica.
“Vale destacar que, no jogo mencionado, Aristides não estava atuando como goleiro, mas sim na ponta-direita, então não houve “oficialmente” um arqueiro que fez um tento com a camisa do Corinthians, pelo menos atuando em tal posição. O goleiro do dia era o português Casemiro do Amaral, que, curiosamente, na partida anterior (07/09/1913), foi o primeiro a defender um pênalti. Outro fato interessante pouco conhecido é que Casemiro foi o primeiro jogador corinthiano que atuou pela Seleção Paulista, no final de 1913. Amílcar Barbuy seria o primeiro a jogar pela Seleção Brasileira em 1916″, esclarece o jornalista e pesquisador da história do futebol, Maurício Sabará.
Não é possível saber a minutagem do gol, mas sabe-se que foi no segundo tempo e que deu abertura para o Corinthians conseguir buscar o empate do jogo, que acabou em 2×2, o outro gol foi anotado pelo ídolo Amílcar Barbuy.
Pelo Corinthians, Aristides participou do elenco que conquistou o primeiro título da história do Corinthians: o Campeonato Paulista de 1914, invicto. Foram 10 jogos e 10 vitórias. Cabe destacar, que o Corinthians foi a primeira equipe a se sagrar campeã Paulista sem perder um ponto sequer e que aquela taça inaugurou as vitórias do Timão no futebol e fez da equipe humilde, uma das protagonistas do esporte no país. Aristides ainda se tornaria bicampeão, conquistando o Paulista de 1916.
Em 2014, encerrando as celebrações em homenagem ao centenário do primeiro título de futebol, o Timão recebeu os familiares dos atletas campeões em 1914 para uma homenagem na Arena Corinthians na vitória alvinegra contra o Santos, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Representantes das famílias de Aristides, Apparício, Amilcar Barbuy e Police deram uma volta olímpica no gramado da Arena com a taça e foram saudados pelos torcedores presentes no estádio no intervalo do clássico. Uma neta de Aristides representou a família do goleiro.
Leia mais:
+ “O desejo é que ele fique”, diz diretor do Corinthians sobre renovação com Boselli
+ Ex-meia do Corinthians, Morais, decide antecipar aposentadoria
+ Corinthians paga parte de salários atrasados aos jogadores
Por Matheus Fernandes/Redação Central do Timão
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Vale destacar que, no jogo mencionado, Aristides não estava atuando como goleiro, mas sim na ponta-direita, então não houve “oficialmente” um arqueiro que fez um tento com a camisa do Corinthians, pelo menos atuando em tal posição. O goleiro do dia era o português Casemiro do Amaral, que, curiosamente, na partida anterior (07/09/1913), foi o primeiro a defender um pênalti.
Outro fato interessante pouco conhecido é que Casemiro foi o primeiro jogador corinthiano que atuou pela Seleção Paulista, no final de 1913. Amilcar Barbuy seria o primeiro a jogar pela Seleção Brasileira em 1916.
Abraços,
Maurício Sabará