Com a paralisação dos campeonatos durante a pandemia da Covid-19, os canais de televisão estão reprisando clássicos antigos do futebol brasileiro
Um dos jogos mais eletrizantes da história do Campeonato Paulista, a final de 1999 entre Corinthians e o arquirrival Palmeiras será exibida novamente neste domingo (10) às 14 horas, na TV Bandeirantes.
O Derby que terminou com uma verdadeira batalha campal no gramado do Morumbi e com título do Timão, terá narração original de Luciano do Valle e comentários de Sílvio Luiz e do Reizinho do Parque, Roberto Rivellino. A partida ficou marcada na história do clássico por causa da pancadaria generalizada em seu encerramento.
O jogo – Corinthians 2×2 Palmeiras – Final do Campeonato Paulista de 1999
O Corinthians foi com “sangue no olho” para o jogo de ida. Já o Palmeiras poupou seus titulares, visando a final da Libertadores que iria disputar três dias depois. O Timão, por sua vez, foi para cima do rival e venceu por 3 x 0.
No jogo de volta, no Morumbi, os ânimos estavam acirrados e a rivalidade ainda mais quente. Marcelinho Carioca marcou o primeiro para o Timão. O Palmeiras virou o placar na seqüência, com dois gols de Evair. Aos 28 minutos do segundo tempo, Edílson Capetinha carimbou a rede e empatou a decisão.
Pelo saldo de gols, o Timão já estava com uma mão na taça. Então, aos 31 minutos do segundo tempo, Edílson recebeu a bola no meio campo e começou a fazer embaixadinhas, passando a bola por trás da cabeça.
Os jogadores do Palmeiras partiram para cima na intenção de agredi-lo. Logo após as embaixadinhas e a fúria dos palmeirenses, no meio da briga entre os jogadores, Edílson deu um chute no atacante Paulo Nunes. A imagem entrou para a história, e até hoje é usada como referência da rivalidade entre Corinthians e Palmeiras.
Com a briga generalizada que se formou no campo, o juiz Paulo César de Oliveira encerrou o jogo aos 30 do segundo tempo e o Corinthians levantou o 23ª título Paulista, lavando a alma da Fiel corinthiana, que pouco antes já havia sofrido nas mãos do mesmo rival de hoje, ao ser eliminado nas quartas-de-final da Libertadores que o rival vencera quatro dias antes da decisão estadual.
Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados