FPF convoca nova reunião e programa retomada do Paulistão 2020

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, apenas o governo do Estado pode legislar sobre flexibilização do isolamento na pandemia do coronavírus; Governador de São Paulo garante que nada será feito sem autorização da Saúde

Um novo conselho técnico com os clubes do Campeonato Paulista será convocado pela Federação Paulista de Futebol para a próxima segunda (04). Em pauta, um plano para a volta dos clubes aos treinamentos e posterior retomada do Estadual. A informação é da jornalista Marília Ruiz, em seu blog no portal UOL.

Não vamos fazer nada sem pensar primeiramente na saúde e na segurança de todos”, repetiu várias vezes o presidente da FPF em entrevista exclusiva ao BLOG da jornalista Marília Ruiz, do portal UOL, nesta quarta-feira, 29.

Foto: Divulgação

O presidente da FPF vem negociando com médicos e dirigentes dos clubes para montar um plano sanitário que inclui:

– testes em elencos/comissões técnicas e funcionários bancados pelos clubes a partir da semana que vem, e que depois de testados e liberados esses profissionais deverão ficar isolados para retomar os treinos físicos e técnicos;

– testes em arbitragem (que também ficarão em confinamento compulsório até o final do Estadual);

– obras nas salas de VAR na sede da federação (o árbitro de vídeo será usado nos mata-matas)

– e uma série de questões jurídicas que poderão aparecer tão logo a bola volte a rolar.

Todos terão também que saber que teremos de nos adaptar, que uma pré-temporada longa não será possível. Que é lógico que não teremos público. Os comportamentos de todos estarão diferentes, não é só a qualidade técnica dos jogos que sabemos pode ser afetada pela paralisação. Mas o futebol vai ser apresentado como uma saída de entretenimento, de alento para quem está em confinamento.”

“O protocolo do Dr. Moisés Cohen fala em não ter abraços em comemoração, porque o futebol tem que dar exemplo. Todos estamos nos acostumando com uma nova realidade. Mas não vamos mudar a regra. É uma orientação. São várias coisas contempladas no protocolo. Teremos, por exemplo, que restringir pessoas no campo, delegados de partida, seguranças e gandulas. Todos vamos fazer a nossa parte para o Paulista acabar dentro de campo”.

“Vamos testar, vamos nos resguardar, a segurança de todos os envolvidos é o mais importante. E só vamos voltar a jogar quando o governador do Estado, João Dória, liberar.”, afirmou Bastos.

Vale destacar que, apesar do Presidente da República, Jair Bolsonaro, ter pedido ao Ministério da Saúde que libere uma portaria sobre a volta do futebol ainda nesta semana, não cabe à União legislar no caso. Por decisão do Supremo Tribunal Federal cabe somente a Estados e Municípios a decisão sobre as medidas de flexibilização durante a pandemia do coronavírus.

Nesta quarta (29), o governador de São Paulo, João Dória, disse em coletiva que, mantida a taxa de isolamento em 48%, é impossível qualquer flexibilização.

Nada será feito no Estado de SP, mesmo em situações regionais e pontuais, sem a prévia autorização da Saúde.”, disse o Governador.

Por isso a Federação Paulista trabalha junto ao coordenador do Grupo de Combate ao Covid-19, David Uip, do Governo de São Paulo, na intenção de obter autorização.

Por Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima