Caixa inicia acordo com clubes para adiantar dinheiro de loterias

Em reunião acontecida na manhã desta segunda-feira (20), o representante dos clubes brasileiros, Guilherme Belintani, presidente do Bahia, solicitou à Caixa Econômica Federal um adiantamento das verbas de loterias — Loteca e Timemania — a que 80 clubes têm direito, uma vez que aderiram ao acordo com o Governo.

Para definir quanto cada time recebe da Timemania ao final de cada temporada, a Caixa utiliza o seguinte critério: para apostar na loteria, além de escolher 10 números em 80 disponíveis, o apostador escolhe um time. Quanto mais apostadores escolherem aquele time, mais ele sobe na tabela, e, consequentemente, recebe mais dinheiro.

Portanto, não é surpresa que os líderes do ranking sejam Flamengo e Corinthians, as duas equipes de maior torcida do Brasil, em todos os anos ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação no ranking da Timemania.

Foto: Divulgação CEF

Em 10 anos, período de 2008 a 2017 (os dados de 2018/2019 não foram divulgados), o Corinthians faturou R$ 58.700.639,00, ficando atrás apenas do Flamengo que arrecadou cerca de dez milhões a mais.

Leia mais: Jornal espanhol compara Felipe a grandes nomes e o elege chefe da defesa do Atlético de Madrid

Leia mais: Pagamento de Benfica por Pedrinho só deve começar em julho

Não é uma grande verba, mas com o futebol paralisado, o adiantamento viria como uma das medidas de socorro para o esporte, como acontecerá para outras indústrias. No caso do Corinthians, tirando-se por base o montante pago de 2008 a 2017, seria algo em torno de R$ 6,5 milhões só da Timemania.

A próxima reunião entre Caixa Econômica Federal, Frente Parlamentar do Esporte e clubes das Séries A, B, C e D deve acontecer na próxima segunda-feira (27).

Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima