Poucas coisas irritam tanto o torcedor Corinthiano quanto chamarem sua Arena de “Itaquerão”. É verdade que alguns não ligam, mas a imensa maioria abomina a expressão. Entendem e sentem o motivo disso.
O verdadeiro Corinthiano tem orgulho do bairro de Itaquera na zona leste da cidade de São Paulo. A maioria de seus moradores são pessoas de bem trabalhadoras, o que se alinha com a origem humilde e gloriosa do Corinthians. Não existe, talvez, nenhum lugar mais adequado pra construção do antigo sonho da Fiel.
A expressão “Itaquerão” foi disseminada pelos adversários, na tentativa de desdenhar e diminuir o enorme feito da construção da casa própria alvinegra. Um apelido jocoso pra se referir a “aquele lugar onde jogam aqueles pobres maloqueiros lá”. Usam com deboche outro apelido qualquer para não enaltecer usando o nome de direito.
Vindo dos rivais e antis é compreensível. A provocação faz parte do futebol. É presente no cotidiano e saudável. A rivalidade é um componente essencial. Inaceitável é quando a expressão é usada nos meios de comunicação, pelos jornalistas e pessoas públicas.
É premissa do jornalismo a isenção. O compromisso com a informação é prerrogativa. Não se tem conhecimento de matérias usando “Chiqueirão”, “Agiotão”, “Panetone”, “Morumbibão”, “Sardinhão” ou “Vaziozão”. O uso de apelido aconteceu unicamente no caso relacionado ao Corinthians.
O auge da cretinice ocorreu no episódio em que o ex-presidente de um clube rival, que vivia chumbado, inconformado com a escolha do melhor estádio para a abertura da Copa do Mundo no país do futebol, usou de todo seu elitismo hipócrita e sua soberba para desfazer do bairro e da zona leste.
Houve enorme repercussão de sua fala pela mídia, que continha frases como “se a Merkel quebrar a perna, não tem hospital”. Fala que demonstrava total desconhecimento do local e enorme desrespeito. Mas o aviltante foram os risos em voz alta e a aprovação dos jornalistas presentes.
O torcedor Corinthiano tem o direito de escolher o nome pelo qual quer que sua casa seja chamada. Jornalismo não pode servir a fins de provocação clubista travestidos de informação e notícia. Ainda mais porque o lindo estádio tem nome: é Arena Corinthians!
Saudações Alvinegras e Saravá São Jorge Fiel! Vai Corinthians!
Rafa Gil está no Twitter @gilgil22
Leia também: Novo reforço do Timão, Yony González é esperado no Brasil nas próximas horas
Leia também: Corinthians será o destino de Yony González
Leia também: Rony ou Yony – quem foi melhor na temporada 2019
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Texto perfeito.
A grandeza do Corinthians incomoda os antis.