Ano da reconstrução e da disputa da Série-B, além da reestruturação do elenco, o Timão adotou a estratégia de utilizar uma terceira camisa, o que prevalece ainda hoje. A ideia era celebrar o “corintiano roxo”
A Central do Timão começa hoje a série “Camisas III do Corinthians” e vai trazer para você, leitor, a história de todas as terceiras camisas do Timão, desde a primeira, em 2008, até os dias atuais.
Foi um ano marcante para os planos de marketing do Corinthians. Foi lá em 2008 que começaram as terceiras camisas que são lançadas anualmente até hoje. Em abril daquele ano, o Timão lançou um manto inovador e, ao mesmo tempo, polêmico: uma camisa roxa. Desde que a Nike havia assumido os uniformes do clube, em 2003, esta camisa foi a primeira sem preto e branco feita pela marca.
Na época, o então vice-presidente de marketing do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg, explicou o motivo da cor estar estampada no manto corintiano.
“Branco e preto é a nossa eterna tradição, mas o roxo é a cor da nossa paixão. Daqui pra frente, falou roxo, falou Timão”, afirmou.
A cor foi uma referência à expressão “torcedor roxo”, sendo uma homenagem aos corinthianos fanáticos. A camisa era parte de uma estratégia de aproximação com a torcida em um momento difícil para o time, que acabara de ser rebaixado no Brasileirão e iria disputar a Série B naquele ano.
O modelo da camisa era bem simples: um desenho básico, com poucos cortes, com gola pólo aberta e pequenos detalhes dourados nas mangas. O escudo era bordado em preto e a logo da Nike era dourada, assim como os números, que tinham a mesma tipografia clássica das camisas titular e reserva de 2007.
O template era semelhante ao da camisa reserva do Barcelona usada na temporada 2007/08, com a diferença de que esta tinha uma manga “raglan”, mas com uma gola idêntica à do manto corintiano. A Nike não lançou um conjunto alternativo completo; a camisa roxa seria utilizada com calção e meias pretas, tirados dos outros uniformes.
Do modelo de 2008, derivam a camisa listrada de roxo e preto e a preta com a cruz roxa no peito, modelos de 2009 e 2010 respectivamente.
A estreia da camisa roxa aconteceu no dia 3 de abril de 2008, contra o Fortaleza. Era o jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O Timão havia vencido a partida de ida por 2 a 1 no Ceará. A terceira camisa deu sorte e o Timão venceu por 2 a 0, garantindo a vaga para as oitavas de final do torneio. Além da camisa, o ônibus da delegação e até parte do estádio do Morumbi foram devidamente decorados, tudo em homenagem ao fiel e apaixonado torcedor corintiano. Assim, apesar de alguns torcedores indignados, a camisa foi um sucesso e na semana de lançamento vendeu mais de 30 mil unidades.
Por Thatiane Jordão e Nágela Gaia
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
De 2008 pra cá, tenho todas as 3°s camisas lançadas!
Eu acho que essa camisa, extrapolou do padrão de cor das camisas do Corinthians, essa mais uma outra por aí, mais gostei dessa pela a história que representa o torcedor roxo corintiano.